TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETROIT: FIM DA JUSTIÇA DO CASSETETE EM MOTOWN

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 10

DETROIT: FIM DA JUSTIÇA DO CASSETETE EM MOTOWN.

                Detroit é uma cidade habitada predominantemente por negros e possui uma história manchada por violência nas relações raciais. Essa disparidade era tão evidente que a própria policia separava os patrulheiros pela sua cor, ou seja, eles procuravam sempre colocar os policiais negros para trabalharem juntos. Com o passar dos anos ficou ainda mais evidente que a cidade estava ficando cada vez mais tomado pelos negros, onde esses estavam presentes em todos os campos da cidade, ocupando todos os tipos de emprego, e isso fez com que os brancos fossem empurrados para os extremos da cidade.

                Importante lembrar que Detroit que era desesperadamente pobre, com uma alta taxa de desemprego e 40% das famílias da cidade são chefiadas por mulheres com uma renda abaixo da média nacional da época demonstrando um pouco como era a vida naquela região.

                A partir dos anos 60 a polícia de Detroit passou a sofrer grandes mudanças, mas o principal foi que no ano de 1978 muitos policiais foram demitidos, diminuindo drasticamente seu efetivo e não foram feitas novas contratações, e isso se tornou preocupante, uma vez que, em Detroit a criminalidade era alta em relação à média nacional.

                Então levando em consideração esses fatos, o departamento de policia decidiu combater o crime de forma preventiva com a participação da comunidade, dando enfoque ao policiamento preventivo.

O PROGRAMA

                 Primeiramente foi criada a seção de prevenção de crimes, responsável pela coordenação das atividades relativas à prevenção do crime, ela era composta por 35 policiais onde esses organizaram pessoas em grupos de vigilância de bairro para residências, assim prestavam serviços de inspeção de imóveis considerados vulneráveis, assim como assistência especial a idosos e em áreas escolares. O segundo passo foi criar em toda cidade 52 minidistritos policiais, devotados exclusivamente à mobilização da comunidade.  O minidistrito é uma base para o policial que era destacado para o trabalho de prevenção junto a comunidade, esses policiais foram desligados do sistema 911, que é o serviço de emergência, justamente para prestar o serviço de prevenção do crime. Um importante dado é que esse programa foi uma ideia copiada dos distritos polícias do Japão e dos policiais de aldeia da Inglaterra, os chamados Bobby. Em suma podemos dizer que entre 1975 e 1980 o departamento de policia de Detroit adotou a estratégia de prevenção de crimes com o apoio da comunidade, criando unidades especializadas para lograr êxito, colocando parte do pessoal em postos fixos para realizarem esse nova atividade.

AS OPERAÇÕES DE CAMPO

                A jornada de trabalho dos policiais é a padrão de 8 horas diárias, e muitas vezes tem reuniões nos finais dos expedientes com a comunidade, justamente para fazer avaliações e indicações em relação à atividade de prevenção. As reuniões eram tão importantes para o sistema, que até existiam premiações para aqueles que têm uma grande frequência nas reuniões, importante lembrar, que nessas reuniões estavam presentes tanto os policiais de prevenção do crime quanto o pessoal da patrulha das delegacias. Dessa forma o departamento de policia de Detroit tentava fazer uma maior interação possível com o público para se analisar, não apenas as opiniões das pessoas, como também receber  criticas para aprimorar o sistema.

                Outra função da seção de prevenção do crime é supervisionar as patrulhas móveis de radio faixa do cidadão (FC). Em 1983, havia oitenta e cinco dessas patrulhas envolvendo cerca de dois mil voluntários. Os membros dessas patrulhas trabalhavam em carros com emblemas, mostrando seu caráter inibitório, e geralmente eram distribuídos em locais onde havia grande possibilidade de ter um crime, como por exemplo, perto de shopping centers, com isso garante uma proximidade com o publico estimulando a participação do cidadão no trabalho da policia.

                Um dado importante e que custo dos imóveis para abrigar todos os minidistritos chega perto de cem mil dólares por ano, um quarto desses são doados ou paga um aluguel apenas nominal. A característica desses imóveis consiste em um a sala, com uma recepção, uma escrivaninha para o policial, um telefone, um armário e um banheiro. Dependendo do local onde se encontra o minidistrido, podemos encontrar uns luxuosos outros um tanto com a aparência desmazelada, o importante é que o minidistrito consiga a aproximação com a comunidade, situação que essas as vezes se torna difícil muitas vezes convencer moradores a ajudarem a policia, justamente com medo de retaliações por parte de criminosos. Apesar disso muitos policiais conseguem fazer um sucesso visível, como o policial Bob Adams, onde esse a associação de um minidistrito fornecer um voluntario para lá se instalar e prestar serviços para pessoas deficientes e idosos, outro policial a interagir bem foi Paul Jackson, que combina feriados festivos com educação e prevenção do crime realizando palestra e distribuindo panfletos. Demostrando preocupação e aproximação com a população.

                Os minidistritos estão presentes em todas as áreas mesmo em locais pouco atraentes, mas lar de muitos. Nesses locais obviamente o trabalho de prevenção é mais complicado, no entanto, policiais como Dagmar lane e Wyman Turner procuram sempre se utilizar de problemas rotineiros como pedofilia, roubos e estupros, promovendo palestra sobre essas problemáticas, fazendo reuniões, mesmo que para isso seja preciso bater de porta em porta e informar o horário da reunião. Tuner por exemplo aproveita-se até dos programas gratuito para deficientes e idosos exibindo filmes sobre prevenção do crime. Outros policiais vendem a ideia de prevenção por meio de contato com as vítimas dando apoio a elas após o ato criminoso reorganizando a vida da vitima.

                Os minidistritos onde o trabalho está se desenvolvendo melhor, observa-se que os policiais conseguem isso se envolvendo em organizações locais como: clinicas de saúde mental, conselhos comunitários, associação de moradores e outros. Assim tem-se uma ampliação do programa de prevenção de crimes além de prestarem diversos serviços a comunidade, fazendo também com que as reuniões tenham mais efetividade e que se resolvam alguns problemas com maior rapidez antes de acontecer um crime.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com