TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO CIENCIAS SOCIAIS

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Questão discursiva:

Leia o diálogo a seguir.

- Hoje o sol está de rachar!

- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?

- Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor!

A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

Questão de múltipla escolha:

A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza nada se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?

a) Objetividade e neutralidade.

b) Generalidade e sacralidade.

X) Generalidade e subjetividade.  CORRETA

d) Subjetividade e neutralidade.

e) Generalidade e objetividade.

DESENVOLVIMENTO

QUESTÃO DISCURSIVA: Enquanto o senso comum é o conhecimento concedido involuntariamente ao homem pelas práticas casuais e cotidianas, sem se preocupar com o que as experiência científicas prezam para poder dar valor a ‘X’ conceito, o conhecimento científico já é justamente o que se pode ter de conhecimento atrás de experiências científicas, surge da preocupação e necessidade de encontrar um meio e/ou uma solução. De exemplos equivocados pode-se citar a diferença visual de 1kg de algodão para 1kg de chumbo, que é o mesmo peso mas as pessoas acham que o algodão é mais pesado por ter mais volume e antigamente, os senhores feudais diziam a seus escravos que se bebessem leite (que era uma mercadoria “valiosa”) com mangas (a comida típica dos escravos) eles iriam passar mal e morrer. E eles acreditavam, sem nenhuma razão científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com