DOLO E ERRO
Por: Ronaldoportugal • 17/5/2016 • Trabalho acadêmico • 344 Palavras (2 Páginas) • 174 Visualizações
Página 1 de 2
RONALDO SILAS PORTUGAL
FATOS E NEGÓCIO JURÍDICO
Prof.ª DANIELA VARGAS
DIREITO MATUTINO DR3CD51
5 EXEMPLOS DE ERRO:
Erro substancial:
- O negócio jurídico pode ser oneroso ou gratuito. Há erro quando uma das partes pensa que está vendendo algo e a outra pensa que está recebendo em virtude de uma doação.
- Erro sobre o objeto todo do N. J. EX. Antônio pensa que está comprando o capacete do Airton Sena, mas está comprando um capacete qualquer.
- Erro de direito, desde que não implique recusa à aplicação da lei e seja o único ou principal motivo do N.G. Ex. José importa um relógio ignorando existir lei que proibia a importação do relógio. A ignorância da lei pode ser alegada para anular o N. J. Sem com isso se pretenda que a lei seja descumprida.
- Erro sobre alguma das qualidades essenciais do objeto. Selma pensa que está comprando uma pulseira de ouro, mas na verdade está comprando uma pulseira de bronze.
- Erro acidental: Mario compra uma casa pensando que tem três janelas frontais e, na realidade a casa possui apenas duas janelas frontais.
5 EXEMPLO DE DOLO
- Dolo principal: Ex. Pessoa muito pobre é induzida a vender, por preço baixo, seu quinhão hereditário valioso.
- Dolo acidental: Ex. Jorge é fiador, de seu irmão num contrato de locação de uma loja destinada a venda de DVDs, mas na verdade é utilizada para a venda de DVDs piratas.
- Dolo Omissivo: Ex. Garcia vende uma casa Cheia de trincas e esconde, dolosamente esse fato relevante de Andre o comprador do imóvel.
- Dolo de Terceiro: Ex. Vilmar ao sair de uma joalheria encontra-se com Almir seu amigo e lhe diz: observei um relógio de ouro na joalheria, ótimo preço, não comprei porque estou sem dinheiro... Almir vai até a joalheria e compra o relógio pensando que é de ouro, e induzido pelo amigo efetua a compra. O dono da joalheira não sabe da conversa entre os amigos.
- Dolo Bilateral: Ex. José, vendedor induz Jonas a comprar gato por lebre, só que Jonas o comprador escondeu maliciosamente o fato de ter 17 anos de idade.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com