Desafios Para se Tornar Uma Cidade Mais Sustentável
Por: Bea210301 • 18/3/2021 • Trabalho acadêmico • 458 Palavras (2 Páginas) • 177 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS XIII
Beatriz Rodrigues Sousa Campos
161720054
Desafios para que Amargosa seja uma cidade mais sustentável.
Amargosa/Ba
2021
Amargosa está localizada na porção mais sudoeste do Recôncavo, o município possui uma variação de paisagens naturais digna de nota, constituindo-se num verdadeiro laboratório natural para estudos de ecologia. Na região deste município encontram-se os principais remanescentes de Mata Atlântica do Recôncavo Baiano. Com uma área de 437,6 km² e a 400 metros acima do nível do mar. Sua população estimada é de 35.689 habitantes. Sua localização entre o Recôncavo e o sertão foi principal motivo para o seu desenvolvimento.
Apesar de ser uma cidade com belas paisagens e a flora preservada, Amargosa tem muito que aprender para se tornar uma cidade mais sustentável. Começando pela coleta de lixo. O lixo coletado é enviado para um aterro que existe aqui próximo, a solução mais adequada é a reciclagem dos materiais, contudo para isso é necessário que haja uma preparação da população para a separação correta dos resíduos em locais destinados a esse fim, ficando mais fácil o reaproveitamento do material.
Outro ponto interessante seria o reaproveitamento da água da chuva na zona urbana, assim como é feito na zona rural, não apenas em casas, mas também em edifícios da prefeitura, fazendo com que a água seja reaproveitada para limpeza urbana.
A parte elétrica da cidade está começando a mudar aos poucos, foram instaladas placas toponímicas com alimentação a energia solar, conector para carregar celular e a iluminação em LED, existem projetos para que todos os prédios da prefeitura possuam eu seus telhados painéis solares.
Uma cidade sustentável preza pela qualidade de vida dos seus habitantes, por isso, é essencial que estes sejam escolarizados e que a oferta de lazer tenha qualidade e variedade. Existem áreas verdes na cidade onde se pode sentir o ar puro e passear com certa tranquilidade, como o bosque. Nessa área, não só nela, mas em toda a cidade, deve-se criar ciclovias, para que possa manter a segurança dos ciclistas, pessoas que vão trabalhar de bicicleta e de quem vai desfrutar do ar puro do bosque da cidade. Afinal muitas pessoas usam o bosque como um lugar para exercitar, seja fazendo caminhada ou andando de bicicleta, mas também existem crianças transitando por esse ponto. Afinal sustentabilidade não é apenas meio ambiente, mas também a saúde da população.
Mas não basta só isso, existem diversos projetos da prefeitura que promovem políticas de incentivo ambiental e cultural, como o projeto “estrelas do campo”, em que consiste no fortalecimento pedagógico e políticos da educação ambiental. E que mais projetos como esse seja criado incentivando a população, afinal não é apenas dever do governante nos levar a ser uma cidade mais sustentável, mas sim de todos nós enquanto cidadãos.
...