Direito civil
Seminário: Direito civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: talwick • 30/3/2014 • Seminário • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 256 Visualizações
137º Exame de Ordem - Gabarito Extra-oficial: Direito Civil
Segue o gabarito oferecido da disciplina Direito Civil, oferecido pelos Professores Rui Picelli e Washington Sylvio Fonseca, do Curso DOGMA.
QUESTÃO 11
11 - José contratou com João o fornecimento diário de refeições por prazo indeterminado. No entanto, meses depois, João, mediante instrumento particular, cientificou José de que faria a interrupção da entrega das refeições a partir do trigésimo dia subsequente. Na situação hipotética apresentada, o ato jurídico praticado por João caracteriza
A distrato.
B resilição unilateral.
C resolução por inexecução voluntária.
D direito de arrependimento.
QUESTÃO 12
12 - A Lei de Introdução ao Código Civil (LICC), lei de introdução às leis, contém princípios gerais sobre as normas sem qualquer discriminação, indicando como aplicá-las, determinando-lhes a vigência e eficácia, suas projeções nas situações conflitivas, evidenciando os respectivos elementos de conexão determinantes das normas substantivas aplicáveis no caso de haver conflito de leis no tempo e no espaço. Maria Helena Diniz. Curso de direito civil brasileiro. Teoria geral do direito civil. Vol. 1, 24.ª ed., São Paulo: Saraiva, 2007 (com adaptações).
Considerando as ideias do texto acima e os dispositivos da LICC, assinale a opção correta.
A Em caso de lacunas, a LICC estabelece mecanismos de integração de normas, tais como a analogia, os costumes e os princípios gerais de direito.
B Na interpretação sociológica da norma, o aplicador examina cada termo do texto normativo, isolada ou sintaticamente, atendendo à pontuação, colocação de vocábulos e origem etimológica das palavras.
C Na aplicação da norma, observa-se a existência do critério de subsunção quando, ao aplicar a norma ao caso, o juiz não encontra norma que lhe seja aplicável.
D A abrogação torna sem efeito uma parte da lei.
QUESTÃO 13
13 - Pessoa é todo ente físico ou moral suscetível de direitos e obrigações, sendo, portanto, sujeito de direitos.
Idem, ibidem.
Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando os dispositivos do Código Civil relativos às pessoas natural e jurídica, assinale a opção correta.
A A capacidade de exercício da pessoa natural corresponde à sua inaptidão para ser sujeito de direito.
B A capacidade de exercício ou de fato da pessoa natural pressupõe a de gozo ou de direito, mas esta pode subsistir sem aquela.
C A incapacidade relativa da pessoa natural não pode ser suprida.
D O estado político da pessoa natural indica a sua situação em relação ao matrimônio e ao parentesco consanguíneo ou por afinidade.
QUESTÃO 14
14 - A respeito do fato jurídico, assinale a opção correta.
A A decadência extingue a pretensão e, por via oblíqua, o direito.
B Pode haver renúncia à prescrição antes da consumação do respectivo prazo, desde que não haja prejuízo a terceiros.
C Ato jurídico em sentido estrito é o que surge como mero pressuposto de efeito jurídico preordenado pela lei sem função e natureza de autorregulamento.
D O negócio jurídico, ato independente da vontade humana, produz efeitos jurídicos, criando, modificando ou extinguindo direitos.
QUESTÃO 15
15 - A respeito do ato ilícito, assinale a opção correta.
A Ato ilícito é o que se pratica de acordo com a ordem jurídica, mas que viola direito subjetivo individual, apto a causar dano material ou moral a outrem.
B Todo ato lesivo é classificado como ato ilícito.
C Na seara da culpa extracontratual, o ofendido não precisa constituir o devedor em mora.
D A ilicitude do ato praticado com abuso de direito possui sempre natureza subjetiva, somente aferível a partir da comprovação da existência de culpa ou dolo.
QUESTÃO 16
16 - Assinale a opção correta acerca da responsabilidade civil.
A Em razão da natureza do dever violado, a culpa poderá ser contratual ou extracontratual.
B Considera-se dano moral direto a lesão a interesse tendente à satisfação ou a gozo de bem jurídico patrimonial que produza depreciação a um bem extrapatrimonial.
C Dano moral é a lesão de interesses exclusivamente patrimoniais de pessoas naturais ou jurídicas provocada pelo fato lesivo.
D Só subsiste a imputabilidade se presente o nexo causal.
QUESTÃO 17
17 - O direito das coisas regula o poder do homem sobre certos bens suscetíveis de valor e os modos de sua utilização econômica. Insta acentuar que o direito das coisas não pode ser
compreendido exatamente como sinônimo de direitos reais. Possui configuração mais ampla, abrangendo, além dos direitos reais propriamente ditos, capítulos destinados ao estudo da posse
e aos direitos de vizinhança. Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. Direitos reais.
2.ª ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006 (com adaptações).
Considerando
...