Divórcio Litigioso
Por: rkullmann • 2/9/2015 • Abstract • 917 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA ____ª VARA CIVIL DA COMARCA DE TAQUARA/RS
FULANO, brasileira, casada, servente de limpeza, portadora da Carteira de Identidade nº 000000, inscrita com o CPF sob nº 000000, residente e domiciliada na Rua 00000, nº 0000, Bairro Medianeira, em Taquara/RS, vêm, por seu procurador signatário, respeitosamente perante Vossa Excelência, com amparo no artigo 226, parágrafo 6º da Constituição Federal e demais dispositivos legais pertinentes, ajuizar a presente:
AÇÃO DIVÓRCIO LITIGIOSO
Em face de FULANA, brasileiro, casado, pintor, residente e domiciliado na Rua 000000, Bairro Rio dos Sinos, na cidade de São Leopoldo, pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:
I – DOS FATOS
A requerente contraiu matrimônio com o requerido em 17 de Junho de 2005, pelo regime da comunhão parcial de bens, conforme Registro de Casamento lavrado sob o nº 5578, às folhas de nº 133, do Livro b-13, do Cartório de Registro Civil da Comarca de Taquara/RS (certidão anexa).
Sinala-se que do enlace, advieram quatro filhos:
- FULANINHO, aos 20/10/1998, em conformidade com a Certidão de Nascimento (certidão anexa);
- FULANINHO, aos 10/08/2001, em conformidade com a Certidão de Nascimento (certidão anexa);
- FULANINHO, aos 24/06/2003, em conformidade com a Certidão de Nascimento (certidão anexa);
- FULANINHO, aos 03/11/1994, em conformidade com a Certidão de Nascimento (certidão anexa);
Destarte, haja vista a desídia em sustentar a sociedade conjugal, o demandante interpõe a presente ação com o fito de que seja decretado o divórcio, por intermédio do término da junção matrimonial, nos termos do artigo 226, parágrafo 6º da Constituição Federal.
II – DOS BENS
No que concerne aos bens, o casal não obteve bens imóveis ou móveis objetos de partilha. De outra banda os bens que guarneciam a residência do casal já foram desmembrados de comum acordo, sendo que a demandante renúncia a quaisquer reivindicações futuras.
III – DA GUARDA DOS FILHOS MENORES
Quanto às disposições que versam sobre a guarda dos filhos menores dos consortes, recaíra para a demandante da ação a guarda e responsabilidade sobre os filhos, que com ela já se localizam desde a separação de fato.
IV – DA VISITAÇÃO
Será incumbência do impetrante, conduzir a prole na residência do requerido em dias e horários pré-estabelecidos, com o escopo de que o réu ponha em atividade o direito de visitação propiciado normativamente.
V – DOS ALIMENTOS
No que tange ao pleito de pensão alimentícia, o impetrante escusa-se do subsídio que porventura jus, haja vista que embora possua uma vida simples, detêm proveitos para guarnecer seu sustento.
VI – DO NOME
A demandante opta por voltar a usar o nome de solteira, FULANO
VII – DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
- A concessão do benefício da Assistência Judiciária Gratuita, consoante aos termos da Lei tombada sob o número 1.060/50 e suas alterações posteriores, dada a situação de hipossuficiência da demandante (declaração de hipossuficiência anexa);
- A procedência da ação, para decretar o divórcio dos consortes conforme artigo 226, parágrafo 6º da Constituição Federal extinguindo o vínculo matrimonial, nos termos acima postulados;
- A intimação do Douto representante do Ministério Público, vez que a presente ação envolve interesse de menores;
- A citação da parte requerida mediante carta AR de Citação no endereço 000000, para, querendo, apresentar contestação;
- Que após o trânsito em julgado da sentença homologatória, seja expedido mandado para a averbação no respectivo Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais, ocasião que deverá ser procedida também, a anotação do retorno do nome da requerente para 0000.
- Protestar por todos os meios de provas em direitos admissíveis, máxime pelo depoimento pessoal do requerido sob pena de confissão, juntada de novos documentos, inquirição de testemunhas arroladas;
Dá-se a o valor de alçada.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Taquara, 12 de Agosto de 2015.
AAAAAAAAAAAAAAAA
OAB/RS 0000
Ramon Henrique Kullmann Estagiário
Rol de documentos:
- Procuração da Requerente;
- Cópia da Cédula de Identidade da Requerente;
- Cópia da Certidão de Casamento dos Consortes;
- Cópia do Comprovante de Residência da Requerente;
- Declaração de Hipossuficiência Econômica da Requerente;
- Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social da Requerente;
- Cópia da Folha de pagamento da Requerente;
- Cópia da Certidão de Nascimento de Nelci Vitória Teixeira da Silva;
- Cópia da Certidão de Nascimento de Monique Evlin Teixeira da Silva;
- Cópia da Certidão de Nascimento de Victor Ezequiel Teixeira da Silva;
- Cópia da Certidão de Nascimento de Pedro Emanuel Teixeira da Silva;
...