ESTAGIO SUPERVISIONADO II
Por: Franciele Almeida • 5/6/2015 • Projeto de pesquisa • 7.150 Palavras (29 Páginas) • 363 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO II
PROFESSORA: REGINA JANSEN
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
FRANCISCO LUCIANO ALVES MAIA
PACOTI - 2011
FACULDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU
CURSO
PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
"NÃO CORRA ATRÁS DAS BORBOLETAS, PLANTE UMA FLOR NO SEU JARDIM E TODAS AS BORBOLETAS IRÃO ATÉ ELA." (D. ELHERS)
Relatório do Estagio Supervisionado, apresentado à disciplinsa de Estágio Supervisionado II, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Efetuado na Escola Municipal Eneias Hortencio Silveira como requesito para obtenção de notas e creditos e sob a orientação da Professora: Regina Jansen.
PACOTI CE
2011
INTRODUÇÃO 4
1 - IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA.................................................. 6
- 1.1 - Dados de identificação da escola (Diagnóstico)............. 6
- 1.2 - Estruturas física e organizacional da Escola................... 6
- 1.3 - Estruturas Currículo escolar .........................................6
- 1.4 – Análise do planejamento escolar. ................................7
- 1.5 - caracterizações do estágio.......................................... 7
- 1.6 - Atividades de docência............................................... 8
- 1.7 - Análises reflexiva ......................................................9
- 1.8 - Relatórios de entrevistas com docentes ......................10
2 – PERIODO DE REGÊNCIA ........................................................ 12
- 2.1 – Plano de aula ..........................................................12
- 2.2 – Descrição das cinco atividades ...................................18
- 2.3 – Descrição da reação e participação dos alunos. ............19
- 2.4 – Descrição da reação do professor regente................... 20
- 2.5 – Descrição da participação da equipe ao aplicar as atividades .......................................................................................20
- 2.6 – Auto avaliação da equipe durante o estágio................. 20
3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................... 20
4 – BIBLIOGRAFIA .....................................................................22
5 – ANEXO .................................................................................23
- 5.1 – Roteiro de entrevistas. ..............................................23
- 5.2 – Outros documentos que queriam incluir no anexo........ 26
INTRODUÇÃO:
O presente estágio de docência no Ensino Fundamental, na escola Eneias Hortêncio tem como objetivo, observar como se desenvolve o ensino em sala de aula, de que maneira a professora conduz a aprendizagem, como se processa a apreensão do conhecimento pela criança. Objetiva ainda analisar como é a intercâmbio dos alunos com a professora e vice versa, dos alunos entre si e com o ambiente no cotidiano escolar.
O mencionado estágio é de suma importância para instrumentalizar o estudante de Pedagogia e futuro profissional da educação, para que o mesmo se familiarize com a prática da sala de aula, conviva com os alunos e professores e habituem-se ao ambiente escolar com seus problemas, desafios, dificuldades, mas também repleto de alegria, satisfações, realizações e, sobretudo, cheio de crianças e jovens transbordantes de vida e vontade de aprender.
Serão desenvolvidas as atividades de observação participativa com os alunos da 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Enéias Hortêncio Silveira.
Como é do conhecimento de muitos, o Ensino Fundamental, vem sofrendo grandes mudanças nos últimos anos, exemplo disso é a recente implantação do Ensino Fundamental de 9 anos, em que as crianças com seis anos devem frequentar 0 2º ano. (Lei federal; 11.274 de fevereiro de 2006) com isso as crianças estão vindo para a escola cada vez mais cedo. Tanto educação quanto escola enfrentam, também imensos desafios com os admiráveis progressos tecnológicos e descobertas científicas que surgem a cada dia e que transformam nossa sociedade de maneira vertiginosa, mudando valores, atitudes e costumes. As alterações no clima do planeta, que motivam informação e esclarecimento para que a humanidade possa reverter o grave quadro que se apresenta e que somente o homem poderá reverter. E ainda a violência nas escolas e igualmente na sociedade como um todo.
Nesta todo, a criança chega ao 2º ano, na maioria das vezes já alfabetizada e com uma imensa variedade de subsídios e informações, adquiridas, dentro do ambiente familiar, na comunidade em que está inserido, pela mídia e por que não dizer pela Educação Infantil, logo não é mais aquele individuo que ao chegar no 2º ano tudo era novidade e descoberta.
Dai a necessidade que este individuo tem de ter um educador bem conhecedor, informado e preparado para ministrar conteúdos e ser capaz de atender as exigências de um ensino moderno e atualizado, em um mundo globalizado e informatizado, que acorde o interesse e a vontade da criança a moldar-se de novos informação e experiências positivas, que este venha a ser um individuo ativo na descoberta de saberes, valores e lições de cidadania, as quais o acompanharão por toda a vida, transformando-o em cidadão culto, consciente de seus direitos, e deveres. Sabendo coexistir e acatar a heterogeneidade, o caráter e possa fazer pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis.
...