TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  12/6/2015  •  Resenha  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Thomas Malthus (1766-1834)                                                          

Malthus foi o primeiro economista a criar uma teoria geral sobre a população,perceber que a população dependia dagrande oferta de alimentos, Malthus rforçoou a idéia do salário para a subsistência.

Para ele, o motivo de todos os males da sociedade dava-se pela grande nível populacional, ou seja enquanto a população crescia em grande escala, a produção de alimentos  estava em um ritmo bem menor do que a demanda populacional.

O fato é que com o crescimento populacional pelo fato de sua reprodução desenfreada, ocorre que existe um conjunto de obstáculos que a limitam,como exemplo a miséria, o vicío e a contençaõ moral, que atuam de forma incisiva na natalidade e na mortalidade. em meio aos fatos ele de uma certa forma apoava a guerra como forma de conter o crescimento da população, aceitava que casamentos fossem adiados e ocorresse impedimento do nascimento de crianças em famílias de baixa renda, ele aceitava isso como meio de conter o avanço populacional.

Porém ela não previa tal crescimento na tecnologia e na agriculturae muito menos em técnicas mais avançadas no controle da natalidade.

Desde então a econômia passou a ter um corpo teoricamente falando, e passou a ter também um desenvolvimento intrumental, mais específico sobre as questões de economia.

Apesar de tudo seu tema central pertence a ciência possitiva , aplicando o interesse primordial na análise das relações econômicas .

Alfred Marshal (1842 - 1924)

Em seu livro publicado em 1890 ( Princípios da Econômia)  Alfred Marshal  serviu como  grande exemplo até metade do século XX. Teve ainda outros teóricos que suma importancia como William Jevons , Leon Walras , Eugene Bohm -Bawerk, Joseph Alois Schumpter,Vilfredo Pareto, Arthur Pigou e Francis Edgerworth .

Nesse período o comportamento do consumidor mudou muito, e passou a ser analisado em grande profundidade. O desejo do consumidor e manter-se satisfeito com seu consumo,e o produtor em aumentar seus lucros formam a base para a elaboração de um sofisticado aparato teórico. Com o estudo do grau de satisfação do consumidore de produção, levando em conta os fatores e restrições orçamentárias, e possível compreender o equilíbrio do mercado. Com essa análise o conceito marginais , como receita e custos marginais essa corrente também pode ser chamada de Teoria Marginalista

Essa teoria é muita rica e muito variada. Alguns teóricos ressaltaram alguns aspectos, como o interagir de vários mercados ao mesmo tempo,como equilíbrio geral de Walras, enquanto outros ressaltaram o equilíbrio parcial, utlizando um instrumento gráficoa caixa de Edgerworth.

Apesar de questões microeconômicas terem um grande espaço no centro de estudos econômicos , houve um rico crescimento em outros aspectos da teoria econômica,, como a teoria econômica de Schumpeter  e a teoria capital de juros de Bohm-Bawerk. Ressaltando  que a análise monetária com a criação da Teoria Quantitativa da Moeda , que relaciona a quantidade de dinheiro com os níveis gerais de atividade econômica e de preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (49.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com