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FILOSOFIA: SÓCRATES

Por:   •  13/9/2016  •  Artigo  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  764 Visualizações

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3 SÓCRATES

2.1 Vida e obra

Sócrates: 469-399 a. C.

Obas: nada escreveu, sua obra foi sua vida.

Local: Atenas, onde Sócrates exercitava sua filosofia em praça pública (ágora e pólis)

Caracterização do seu pensamento: idealismo ético.

Contexto histórico - Filosofia Antiga: filosofia pré-socrática (integrada por diversas escolas, inclusiva sofística), socrática e pós-socrática;

Sócrates e os sofistas: Sócrates interage com e reage ao movimento desse grupo de pensadores coetâneos, tornando-se um marco na história da Ética e o divisor de águas da filosofia antiga e modo a estabelecer um período pré e um período pós-socrático;

Principal discípulo: Platão

Influência sobre Platão: afastamento da política e a decepção com a justiça humana.

2.2 Filosofia socrática

Método: maiêutica (= parto das ideias), ironia e diálogo;

Ponto de partida: “Só sei uma coisa: que nada sei”.

Linguagem: Sócrates descobriu nela manancial de ´dúvidas que requereria  uma depuração lógico-semântica, que, por ele, era feita por meio da maiêutica e da ironia, o que o levou a fazer discípulos, mas, também, inimigos. Da parte dos inimigos, veio sua condenação; da parte dos discípulos, decorrem filosofias, como a platônica, aristotélica, estóica etc.

 

Finalidade de seu método: a maiêutica tinha consistia no parto das ideias (à semelhança do trabalho de sua mãe, Fenareta, que era parteira) para que se chegasse ao conhecimento;

Maior luta humana: deve ser pela educação (paideia) – “conheça-te a ti mesmo”. O conhecimento, para Sócrates, reside no interior do próprio homem.

Maior das virtudes (areté): saber que nada sabe;

Erro: é fruto da ignorância;

Virtude: é fruto do conhecimento

Tarefa de Sócrates: na educação das almas em prol da cidade, seu método consistia em efetuar a parturição das ideias com o fim de despertá-las para o conhecimento;

Mudança de foco da filosofia em relação aos pré-socráticos: preocupação doutrinária com a natureza humana e suas implicações ético-sociais em substituição à preocupação cosmológica dos pré-socráticos;

Mérito: Sócrates erige uma linha de pensamento autônoma e originária voltada contra o despotismo das palavras, para o que utilizou método próprio, inspirado na ironia e no diálogo;

2.3 Testemunho de vida

Exemplo histórico: Representou um dos maiores exemplos históricos de autoconfiança e de certeza do que dizia;

Reação contra seus ensinamentos: Foi condenado por defender suas ideias;

Acusação: corromper a juventude e introduzir novos deuses;

Condenação: beber cicuta, a que não se furtou, curvando-se ante a decisão desvairada e injusta dos juízes do seu tempo;

2.4 Testemunho ético: acusado de perverter a juventude e introduzir novos deuses, Sócrates foi condenado a beber cicuta; resignou-se à injustiça da sentença em nome do respeito à lei, que representava, para ele, o limite entre a civilização e a barbárie, já que as ideias de ordem e coesão garantiam a manutenção do corpo social.

Obediência à lei: resignou-se à sentença injusta em nome do respeito à lei (limite entre a civilização e a barbárie), garantia da existência e manutenção do corpo social; a obediência à lei era, para Sócrates, o limite entre a civilização e a barbárie, concepção que muito influenciou o pensamento de seu discípulo Platão;

Atitudes: valeram-lhe o título de “pai da ética”

2.5 Ética socrática

Virada da filosofia para a direção da ética.

Sócrates: “pai da ética”. Seu pensamento é profundamente ético; com Sócrates, a filosofia converte-se em ethos (Ética), torna-se Sócrates, desse modo, o precursor da Filosofia Moral;

Fulcro do ensinamento ético:

- no conhecimento (meio);

- na felicidade (fim).

Questões:

- o que é a justiça?

- o que é o bem?

- o que é a coragem?

2.6 Notícia histórica ou fontes para o conhecimento do pensamento de Sócrates (posto que ele nada escreveu):

a) Sócrates platônico:

- Apologia de Sócrates (Platão);

b) Sócrates histórico:

- Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates (Xenofonte);

- Apologia de Sócrates (Xenofonte);

- As Nuvens (Xenócrates).

2.7 Antagonismo: o pensamento de Sócrates

- Sócrates opõe-se aos sofistas, que eram relativistas, colocavam ênfase na retórica e ensinavam mediante pagamento;

- opõe-se à cosmologia filosófica dos pré-socráticos, os quais, diferentemente de Sócrates, cujo foco era o homem e a sociedade, especulavam sobre a natureza, os astros, a origem do universo e a constituição íntima das coisas;

2.8 Característica do seu pensamento:

- A filosofia de Sócrates revela a vida do filósofo na cidade (pólis);

- O modo de vida de Sócrates e sua filosofia não se separam;

- O conhecimento, para Sócrates, reside no próprio interior do homem (“conhece-te a ti mesmo”);

- Sócrates, iniciador da Ética ou Filosofia Moral, opõe-se aos sofistas e à cosmologia filosófica dos pré-socráticos; por isso, pode-se dizer que ele provocou uma ruptura com a tradição precedente;

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