Filosofia
Por: moisesscruz • 24/9/2015 • Resenha • 4.468 Palavras (18 Páginas) • 262 Visualizações
Atividade Práticas Supervisionadas Ética e filosfia
Etapa 1 e 2
Trabalho Referente a Disciplina de Ética e Filosofia
Curso de Direito
Faculdade anhanguera de Osasco
Orientador:Prof.Dr/ Eduardo
Osasco
2013
SUMÁRIO
Introdução Pg. 3
Primeira Etapa
Passo 3
A vida a morte e a Liberdade Pg. 4
Critérios de anencefalia Pg. 5
Passo 4
ADPF 54 (Decisão do STF) Pg.6
Segunda Etapa
Passo 3
Teoria tridimensional do direito (LIVRO) Pg. 8
Passo 4
Teoria tridimensional do direito (Miguel Reale Link Atps)
Pg.10
Conclusão Pg.13
Bibliografia Pg.14
Introdução
O trabalho apresentado a seguir tem a intenção de ser um breve resumo, e abordar de forma clara as questões que rondam o aborto de anencéfalos e sobre a vida. Assim, como abranger a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre tal assunto.
Trata-se do Problema de anencefalia, Patologia que muitos não conhecem, e que ocorre em fetos que, por problemas em sai formação não tiveram o tecido cerebral desenvolvido, o que traz a impossibilidade sobre vida extra-uterina.
Primeira Etapa
Passo 1 e 2 somente Leitura
Passo 3
A Vida, A Morte, A Liberdade, A Igualdade.
Todo e qualquer ser humano tem algo em comum, o desejo de ser feliz. Tudo o que ele faz está relacionado há busca da satisfação deste desejo. A pessoa está sempre focada na felicidade e ela não fará de bom grado nada que implique em se desviar o foco.
Na evolução rumo à perfeição esta o sentido da vida, a razão de existir do ser humano. O destino de cada pessoa e promover a própria evolução e a do ser humano como espécie e em decorrência do livre arbítrio cabem a ela decidir como está evolução se dará.
Tradicionalmente o conceito e vida e morte tem vinculo enraizado nas questões espirituais afinal, questões como “para onde vamos após a morte” ou ainda “existe vida após a morte” são perguntas que muitas vezes fazem parte do debate em todo o mundo e cada qual religião tem sua pré-definição quanto ao tema.
Mesmo assim, devido até aos mais diversos argumentos utilizados pelas derivadas religiões e até por que não, pelo temor que a palavra morte dissemina entre a sociedade, o tema passa a ser entendido como algo que não se pode ser compreensivo aos olhos humanos, algo tenebroso e até ritualístico em algumas religiões no que tange o direito, por mais paradoxo que possa parecer, ao abordamos as implicações legais da morte, imprescindível que reflitamos o inicio da vida.
O tal assertiva se torna mais clara ao entendermos que o evento morte Poe fim aquilo que se inicio e teve repercussões que, no caso presente refletem no mundo jurídico.
A duração da vida coincide com a da personalidade jurídica que se constitui em um atributo da pessoa humana, e a ela está indissoluvelmente ligada; com isso enquanto vive judicialmente é dotado de personalidade,
Critérios de anencefalia
Em decorrência aos artigos sobre critérios de anencefalia disponíveis em
É uma gravidez de grande risco para a mãe, ela pode ter hemorragia durante a gestação, ficara abalada psicologicamente sabendo que o feto que está gerando não terá futuro,
A mulher tem que ter a liberdade de optar se quer ou não seguir com uma gestação de alto risco para ela já que o feto não terá nem uma chance depois do parto ou mesmo durante a gestação.
A prioridade é a vida da mãe já que ela tem perspectiva de engravidar novamente e gerar um feto saudável.
É um assunto muito polêmico e delicado, porque envolve a religião, política e sociedade.
...