TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Golpe militar de 1964

Por:   •  27/8/2016  •  Artigo  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 8

GOLPE MILITAR DE 1964

Introdução

Quando falamos em ditadura militar, logo nos vem à cabeça o golpe militar propriamente dito, praticado pelo alto escalão das forças armadas brasileiras, porem se avaliarmos bem esse contexto, veremos que não só militares brasileiros, mas uma das maiores potências mundial estava diretamente envolvida nesse episódio.

O papel dos EUA no golpe militar de 1964 é um ponto importantíssimo na história desse episódio, e que muitas pessoas não sabem ao certo como tudo isso ocorreu.

Pois bem segundo Peter Kornbluh coordenador do National Security Archives-EUA, foi revelado uma grande quantidade de documentos que comprovam essa “conspiração” documentos esses de caráter confidencial e que mostram minuto a minuto a estratégia americana desde o princípio do golpe militar, até Goulart deixar o pais.

Desde a colonização do continente americano os EUA se destacam, como uma super potência dentro deste contexto, os EUA viam no Brasil, um pais com grande potencial, tanto territorial quanto econômico. E isso os deixavam apreensivo em perder o controle sobre o Brasil.

No governo de João Goulart, havia uma figura muito importante para os EUA, que era o embaixador norte americano no brasil o Sr. Lincon Gordon, que acabou se tornando muito importante no cenário político da época, e sem sombra de dúvidas foi o grande mentor da conspiração do golpe militar de 64, ele foi enviado ao Brasil porque sabia falar razoavelmente o idioma português, com a missão de impedir que o governo guinasse para esquerda.

Ele chegou no governo de Jânio Quadros, sua missão era bloquear as ações de João Goulart. Nesta época o presidente dos EUA era Jhonn Kennedy quem mantinha contato diariamente com Lincon Gordon no brasil, e tinham como objetivo provar o lado esquerdista de Goulart.

João Goulart, lutou pela reforma agrária e isso, foi a munição para o argumento deles, nos anos 60, o pais passava por muitos conflitos, e havia a necessidade da sociedade dar um passo mais adiante na democracia, haviam movimentos populares no Nordeste, no Rio Grande do Sul principalmente por causa de terras.

Neste período o político Leonel Brizola era governador do Rio Grande do Sul em 1962, desapropriou uma grande quantidade de terra e passou para 10 mil agricultores, foi feita uma emenda, onde a proposta era permitir que o governo pudesse desapropriar uma terra, paga-la a prazo e com isso ter recursos para desencadear e fazer uma lei de reforma agrária.

A CONSPIRAÇAO

Lindon Gordon durante esses acontecimentos, através de um documento oficial ao presidente Kennedy relata então, que Goulart representava uma ameaça à ordem nacional e que, com a ajuda de Brizola levavam o pais para um governo comunista, assim como Fidel Castro em Cuba, o que para os EUA era intolerante mais um país comunista nas américas, usando essas ações como argumentos para provar que Goulart era realmente esquerdista, até mesmo funcionários de Lincon Gordon tinham dúvidas quanto a posição de Goulart e questionavam o embaixador norte americano quanto a isto.

Os EUA consideravam o Brasil como uma nação muito importante na américa latina, talvez até a mais importante na época e mantinham um Q.G no Rio de Janeiro com mais de 1200 funcionários, que tinham como trabalho manter a nação brasileira firmemente unida ao ocidente.

Finalmente então Gordon com seus argumentos, conseguiu convencer o departamento de estado americano, que João Goulart iria implantar no Brasil, uma república sindicalista e com isso, perderia o controle para os comunistas, representando assim uma ameaça aos interesses americanos, fazendo com que o presidente Kennedy declarasse que não poderia apoiar Goulart.

Então ainda no governo de Kennedy a C.I.A (Central Intelligence Agency) agencia central de inteligência, começou a movimentar ações secretas em São Paulo e em outros estados brasileiros, criando assim o que chamamos de “condições para o golpe “

Ainda em 1962 o governo Goulart, havia feito desapropriações em concessões estrangeiras, que tinham problemas de execução e não tinham como cumprir rigorosamente suas concessões, obrigando o governo a desapropria-las sem pagamento, pois elas deviam ao estado brasileiro,

Goulart era terminantemente contra o enriquecimento demasiado dessas empresas multinacionais as custas do empobrecimento do país, pois vinham ao Brasil se se instalavam, aproveitavam de mão de obra barata, usavam nossa matéria prima e vendiam seus produtos com lucros extraordinários, além disso pouco desse lucro permanecia no pais.

Os EUA começam então um movimento em relação a esses acontecimentos, eles não admitiam em nenhuma hipótese uma outra Cuba, outro governo comunista, e começaram então a considerar o Brasil como uma grande ameaça à soberania norte americana, passando uma impressão de que o Brasil representava uma ameaça não só para os EUA mas a outras nações do hemisfério.

Em abril de 1962 Goulart foi “convidado” a visitar a base aérea de OFFUT- Nebraska, quanto mais ele se recusava a ceder às pressões americanas, mais eles tinham a certeza que Goulart deveria ser deposto, Goulart na verdade não era comunista e sim um homem hostil e não admitia a intervenção externa nos interesses de seu pais.

O governo Kennedy insistia no discurso que o Brasil seria uma segunda revolução Cubana e defendia suas ações com a desculpa de que se isso acontecesse seria péssimo para população. Então começa um grande investimento dos EUA na mídia, ou seja eles mandavam dinheiro para financiar movimentos, usando a televisão e jornais como meios de persuadir a população, quanto a legitimidade do golpe, foi criado então um órgão chamado de “IPES” (instituto de pesquisas e estudos sociais) era uma instituição de fachada, pois plantavam notícias falsas nos jornais para que a população apoiasse o golpe. Usavam filmes que passavam nas sessões de cinema, nas empresas no horário de almoço dos funcionários, em praças públicas do interior disseminando a população para que acreditassem numa falsa verdade.

Podemos então concluir que essas operações secretas, tinham como principal finalidade, fomentar a indignação da sociedade alegando que Goulart, era uma ameaça à democracia.

O GOLPE

O presidente Kennedy, estava muito engajado em relação ao golpe, porém em meio a essa conspiração acabou por ser assassinado, então em sua sucessão tomou posse o presidente Lyndon Johnson, que acabou dando continuidade ao que Johon Kennedy havia começado, Johnson então passa a se empenhar mais ainda para o principio do golpe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com