Historia do direito brasileiro
Por: Valessa Mendes • 25/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.709 Palavras (7 Páginas) • 594 Visualizações
[pic 1]
REFORÇO HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO – 01/06/2015
(profa. Dra. Margarida Maria Knobbe)
Localize no seu livro didático ou no material fornecido pela professora em aula os assuntos a que se referem as questões a seguir e responda (em folha avulsa ou em seu caderno).
QUESTÕES DISCURSIVAS
- 1.Como se deu a regulamentação do modelo das capitanias hereditárias adotadas na América Portuguesa a partir de 1534?
- 2.Na Constituição de 1824, o Estado brasileiro era confessional? Justifique.
- 3.Como se deu o processo constituinte para a elaboração da Constituição de 1824?
- 4.Foi adotado o princípio da separação dos poderes na Constituição de 1824? Justifique.
- 5.Quais os principais aspectos e princípios inspiradores do Código Criminal de 1830?
- 6.Quais os principais aspectos e princípios inspiradores do Código de Processo Criminal de 1832?
- 7.Comente alguns aspectos da Lei de Terras.
- 8.A Constituição de 1824 incluiu algum direito dos escravizados? Justifique.
- 9.Aborde os aspectos mais importantes das três leis brasileiras relativas à escravidão: Lei do Ventre-Livre (1871); Lei dos Sexagenários ou Lei SaraivaCotegipe (1885) e Lei Áurea (1888).
- 10.Comente sobre a relação da Igreja católica com o Estado no início da República.
QUESTÕES OBJETIVAS
11. Em 15 de novembro de 1891, o Brasil elaborou uma nova Constituição que foi promulgada no dia 24 de fevereiro daquele mesmo ano. Marque a alternativa correta sobre esse momento histórico do Brasil.
- A)A Constituição de 1891 decretou a soberania da Igreja Católica no Brasil, ficando o Estado submisso às ordens papais.
- B)Essa Constituição decretou uma política reformista que contribuiu para o fim do coronelismo e dos latifundiários no Brasil.
- C)Essa nova Constituição adotou a forma de governo presidencialista, garantindo às antigas províncias mais autonomia política.
- D)A nova Constituição adotou o presidencialismo como forma de governo, mas não possibilitou mais autonomia política para os estados, que se afundaram em revoltas contra a República.
12. Marque a alternativa que contém algumas das mudanças provocadas pela Constituição de 1891.
- A)O Estado brasileiro passou a ter três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Além disso, eliminou-se o voto censitário. Homens a partir de 21 anos poderiam votar, porém analfabetos e mulheres continuaram sem o direito ao voto.
- B)O Estado brasileiro passou a ter três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O voto censitário permaneceu para os eleitores e as mulheres passaram a ter o direito ao voto.
- C)O regime político passou a ser o presidencialista. A maioria da população passou a ter acesso ao voto livre e secreto, e o Estado adotou um regime dividido em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
- D)Excetuando as mulheres, o restante da população com idade acima de 21 anos poderia votar. A Igreja passou a ter maior controle sobre os patrimônios públicos e sobre o Estado. O voto passou a ser secreto.
- 13.O que era a "Política do café com leite" na República Velha?
- A)Foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade de café e leite.
- B)Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
- C)Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.
- D)Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com leite.
14. O que foi a Política dos Governadores
- A)Época em que os governadores tinham total poder sobre o Brasil.
- B)Troca de favores políticos entre presidente da República e governadores para a manutenção do poder e garantia de governabilidade.
- C)Foi uma insurreição popular ocorrida no Rio de Janeiro, na qual os governadores queriam tomar o poder total do país.
- D)Troca de favores entre os governadores e os latifundiários do sertão nordestino.
- 15.Indique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F). A Revolução de 1930, no Brasil, teve como objetivos: [pic 2]
( ) enfraquecer a aliança conhecida como "café com leite".
( ) diminuir o poder político dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
( ) aumentar o poder político dos grupos industriais do Brasil.
( ) alterar a sucessão de Presidentes, representantes da "aristocracia rural".
- 16.No Brasil, a CLT - Consolidação das Leis do trabalho - foi criada pelo Decreto 5452, de 1943, em meio ao governo de Getúlio Vargas, para reunir e sistematizar as leis trabalhistas existentes no país.
Tais leis representaram a:
- A)conquista evidente do movimento operário sindical e partidariamente organizado desde 1917, defensor de projetos socialistas e responsável pela ascensão de Vargas ao poder.
- B)participação do Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores de 1930 em diante, permitindo a Vargas propor a racionalização e a despolitização das reivindicações trabalhistas.
- C)inspiração notadamente fascista, que orientou o Estado Novo desde sua implantação em 1937, desviando Vargas das intenções nacionalistas presentes no início de seu governo.
- D)atuação controladora do Estado brasileiro sobre os sindicatos e associações de trabalhadores, permitindo a Vargas criar, a partir de 1934, o primeiro partido político de massas da história brasileira.
- E)pressão norte-americana, que se tomou mais clara após 1945, para que Vargas controlasse os grupos anárquicos e socialistas presentes nos movimentos operário e camponês.
17.(Ufba 95) Na(s) questões adiante escreva, no espaço apropriado, a soma dos itens corretos.
"De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os seus setores.
...