INTRODUÇÃO Pesquisas em Seres Humanos
Tese: INTRODUÇÃO Pesquisas em Seres Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BIA26071995 • 6/11/2013 • Tese • 427 Palavras (2 Páginas) • 715 Visualizações
COMPONENTE CURRICULAR: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
PROFESSOR: DR. MILTON DE SOUZA CORREA FILHO
ACADÊMICA: ANA BEATRIZ GERMANO GUEDES
TURMA: 109 1° DIV1
1. O direito desde seu desenvolvimento até agora, passou por diversas significações, uma vez que o direito é empregado em mais de uma definição.
2. João Baptista Herkenhoff defende o caráter científico do conhecimento jurídico, afirmando que o Direito é conhecimento racional e sistemático de uma parcela da realidade cultural, e pensa que o argumento da instabilidade, utilizado pelos que pretendem negar a cientificidade, é equivocado.
3. Os fatores que influenciam diretamente na construção do direito são os fatores naturalistas e os fatores sociais, culturais ou históricos.
4. Fatos Jurídicos, em sentido amplo, "são os acontecimentos em virtude dos quais as relações de direito nascem, transformam-se e terminam" (Savigny). São os acontecimentos, naturais ou voluntários, aos quais, o direito positivo atribui significação. E em sentido estrito, bem observado por Daniel Coelho de Souza, os fatos jurídicos são aqueles cuja ocorrência não depende da vontade humana, exemplos: o nascimento, a morte, a idade da pessoa, secas, inundações.
5. A lei é a regra ou norma, sendo um preceito ditado por uma autoridade competente. Este texto manda ou proíbe algo em concordância com a justiça, para o bem da sociedade no seu conjunto.
6. O direito é um fato social, resultante de diversos fatores sociais, o direito também pode ser conceituado como; “uma proporção real e pessoal, de homem para homem, que conservada, conserva a sociedade, corrompida corrompe-a.
7. A segurança jurídica existe para que a justiça, finalidade maior do Direito, se concretize. Vale dizer que a segurança jurídica concede aos indivíduos a garantia necessária para o desenvolvimento de suas relações sociais, tendo, no Direito, a certeza das conseqüências dos atos praticados.
8. O direito é uma ciência normativa técnica, já que tem por objeto o estudo ou o conhecimento das normas do fazer, na pratica legislativa ou forense.
9. O estilo jurídico e de extrema importância, uma vez que produz a linguagem verbal uma peculiaridade, inclusive está presente em diversas áreas da linguagem, na técnica jurídica.
10. O direito é de extrema importância social, uma vez que é considerado um fato social, vale ressaltar ainda que desde os primórdios dos tempos o direito enseja salvar as relações humanas. Compreender e exercer o direito não são apenas importantes para acadêmicos da mesma, muito embora, as pessoas por desconhecer seus direitos acabam sendo prejudicadas. Portanto, o direito torna-se de suma importância, pois assegura os direitos e os deveres de cada cidadão.
...