Judaísmo, Cristianismo e Islamismo
Por: marcelo_leles94 • 1/10/2016 • Trabalho acadêmico • 419 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
Judaísmo, Cristianismo e Islamismo
As três religiões possuem Abraão como patriarca, são originadas no oriente médio e, possuem livros sagrados como a Torá, Bíblia sagrada e Alcorão. A Torá judaica que aparece com o nome de pentateuco (em grego cinco livros) é o livro mais importante do judaísmo e a base para o islamismo e é o ponto de apoio para o cristianismo.
As três são monoteísta dão importância histórica e religiosa à Jerusalém cidade sagrada tanto para judeus como para cristãos e mulçumanos (seguidores do islã). Acreditam em vida após a morte (com um local como céu e inferno) pregam justiça social e amor ao próximo, apresentam a ideia de pecados e mandamentos, se autodenominam como maior revelação divina, no caso judaico está escrito no torá que Deus que escolheu o povo judeu, em batalhas Paulo afirma que os cristões são o atual povo eleito pois o cristianismo será a nova aliança, Maomé afirma ser a sua profecia, a última e a maior revelação de Deus para a humanidade.
Apesar do Cristianismo defender uma origem judaica, grande parte das vertentes cristãs herdaram do judaísmo a crença na existência de um único Deus, criador do universo e que pode intervir sobre ele. Os seus atributos mais importantes são por isso a onipotência, a onipresença e onisciência. O judaísmo considera o cristianismo uma religião pagã, no judaísmo Deus é a fonte de tudo e, não aceitam, a ideia de existência de uma trindade. Não existe nenhuma forma de judaísmo rabínico que aceite as doutrinas do Cristianismo como a divindade de Jesus ou a crença em seu caráter messiânico.
Segundo o "islã", tudo está previamente previsto e marcado. Deus é bom e juiz, manda os bons para o céu (jardim de delícias, bebidas que embriagam, carnes de pássaros e virgens apaixonadas), e o maus, para o inferno (onde existe fogo, escuridão e fumaça). Apesar de acreditarem que os judeus sigam uma Torá corrompida. Reconhecem eles como uns dos povos do livro, Já o judaísmo rabínico não crê em Maomé como profeta e não aceitam diversos mandamentos do islão.
Já os cristãos acreditam que os judeus estão seguindo o caminho errado negando a Jesus como o único messias e salvador, e que foram previamente avisados sobre isso pelos profetas e pelo próprio Jesus quando esteve entre eles. Condenam o islamismo da mesma forma por descrer em Jesus como messias , e não consideram Maomé como um profeta escolhido por Deus, já que o último profeta revelado no segundo testamento seria João Batista.
...