Religioes Judaísmo, Islamismo e Cristianismo
Por: Grazy Pizoni • 12/1/2021 • Resenha • 460 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
Orleans 10 de novembro de 2020.
Aluna: Graziela Pizoni Miguel
Resumo sobre as religiões: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo
JUDAÍSMO
Religião do povo judeu, descendentes de Jacó. Os principais preceitos estão na Torá. A Torá, ou a Lei Escrita, é formada por cinco livros, o Pentateuco. Outro livro sagrado, o Talmude reúne comentários sobre a Lei Oral. Os judeus acreditam em um Deus único que vai enviar um messias trazendo um uma vida melhor para todos. Os judeus têm a convicção de ser o povo eleito. Os judeus são os mais antigos e descendentes dos hebreus,e estão aguardando a chegada do filho de Deus.
ISLAMISMO
Os islãmicos são seguidores do profeta Maomé que escreveu o "Corão" e era parente distante de Abraão que era hebreu. O Corão é o livro sagrado e também código de leis de alguns países islâmicos. Crê na existência de Alá como o único e verdadeiro deus e em Maomé como seu profeta. O livro sagrado do islamismo é o Alcorão. Os muçulmanos seguem cinco pilares fundamentais: 1- aceitar Alá como deus único e verdadeiro e Muhumad como seu profeta; 2- orar cinco vezes ao dia em direção à Meca -lugar sagrado para o islamismo; 3- Pagar o tributo, que corresponde a 2,5% do total de renda anual do muçulmano uma vez por ano para caridade; 4- jejuar no mês de Ramadã, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e o anoitecer e 5- fazer uma peregrinação à Meca, pelo menos uma vez na vida. As mulheres devem andar cobertas para serem honradas e respeitadas. Permite o divórcio para homens e mulheres e a poligamia (até quatro mulheres) para os homens.
CRISTIANISMO
Os cristãos acreditam que Jesus é o filho de Deus,e veio ao mundo para salvar do pecado original. Jesus nasceu entre os judeus e é o Cristo!
O cristianismo começou como uma seita do judaísmo no século I d.C. e evoluiu para uma religião separada, a Igreja Cristã, com crenças e práticas distintas. Jesus é a figura central do cristianismo, considerado por quase todas as denominações como de origem divina, tipicamente como a personificação de um Deus Trino. A Bíblia Cristã é geralmente considerada a autoridade máxima, juntamente com a Sagrada Tradição em algumas denominações apostólicas, tais como o protestantismo, o catolicismo romano e a ortodoxia oriental, além de dezenas de denominações significativas e pequenas.
Conclusão:
A diferença entre islamismo, cristianismo e judaísmo é que o Judaísmo foi a primeira religião monoteísta e que acreditou no Deus único, sendo que o cristianismo e o islamismo surgiram com base no judaísmo.
A profecia judaica do Messias no cristianismo tem Cristo o grande messias, enquanto que para o Islamismo é Maomé. Desse modo, eles incrementaram seu próprio livro sagrado, o Alcorão, no Islã, e a Bíblia, no cristianismo.
...