Karl marx
Por: larissapcaldas0 • 22/4/2015 • Trabalho acadêmico • 541 Palavras (3 Páginas) • 461 Visualizações
Uma palavra fortemente associada a Karl Marx é ideologia. Um grande problema da sociedade capitalista é que a parte da burguesia, que é quem detém a mercadoria, explora a classe trabalhadora, que detém a força de trabalho, havendo assim a exploração do potencial de trabalho de um homem sobre outro homem. A classe burguesa cria ideias para aparentar que o interesse dessa classe é o mesmo que o da classe coletiva. Essa exploração leva a criar uma forma de ideologia sobre os explorados, a qual eles não percebem. Dessa forma, “a ideologia dominante na sociedade é a ideologia da classe dominante (Karl Marx)”. Acerca do documentário “A servidão moderna” o que acontece é que a servidão dos dias atuais é a voluntária e na qual as pessoas estão sendo escravizadas pelo trabalho. Essa exploração acontece sem as pessoas saberem, ou as que sabem são poucas e o mais difícil é, as pessoas que enxergam isso, irem em busca dos seus direitos. Uma boa parte se acomoda e espera que alguém vá resolver esse problema por ela, muitas vezes políticos, mas boa parte dessas pessoa não sabem escolher muito bem esse(a) representante, não vivem a questão social, não tem tempo para isso, não conhecem. Um fator importante que se destaca nesse contexto é a mídia, na qual a pessoa acaba ficando alienada e tenta não enxergar, entender a realidade e então acaba sendo influenciado de várias formas. Essa “vítima”, tem como lazer, nas poucas horas disponíveis nas quais não está trabalho, a televisão e esse meio ainda traz prejuízos a ela. O ser humano é muito dominado pela publicidade, pela marca, pelo status. É uma busca incessante por objetos matérias, que muitas vezes a própria pessoa ajudou direta ou indiretamente na produção. Tudo isso ocorre devido o capitalismo, em busca de um padrão de ideologia, modelo, que nunca acaba, apenas se modifica e que foi e é criado pela minoria mas que é a classe dominante.
Comparando agora esse assunto ao filme “tempos modernos” o que se pode perceber é que a busca pelo ideal causa a alienação, que já existia naquela época, e que até hoje podemos ver, diante de pessoas que vivem para o trabalho. Uma falsa ideia de felicidade era criada para a classe trabalhadora, na qual eles só iriam possuir através do trabalho, que é a essência humana, quando na verdade a real felicidade não era isso e só determinadas pessoas possuíam de verdade.
Antigamente, pode-se considerar um fato de que os trabalhadores viviam em situação de extremo estresse devido seu trabalho bitolado e repetitivo, cada um tinha a sua função e só fazia exclusivamente aquilo. Tudo aquilo, e até hoje, era e é feito em busca de uma mínima condição existencial que é de alimentação, moradia, lazer e etc. Hoje as formas de estresse são outras, devido a modernização, sendo elas o engarrafamento, multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria... entre outros.
Ademais, mesmo o tempo mudando e passando, hoje em dia ainda existe a presença da alienação das pessoas devido ao trabalho, pois quem gera isso é o sistema capitalista e essa é uma crítica de Marx. O trabalhador troca sua energia que tem de vida em prol do trabalho, para alcançar seus objetivos.
...