LIBERALISMO ADAM SMITH DAVID RICARDO
Por: steecarneiro • 11/5/2017 • Resenha • 413 Palavras (2 Páginas) • 1.252 Visualizações
- Liberalismo
O liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal.
O liberalismo apresenta essencialmente dois aspectos: a crença na existência de uma lei natural que regula os fatos econômicos e a convicção de que os melhores resultados serão obtidos na medida em que se evite interferir em tais leis.
- Adam Smith
Adotava uma atitude liberal, apoia o não intervencionismo do Estado na economia pois acredita que o Estado prejudica a economia.
Adam vê a desigualdade como um incentivo ao trabalho, sendo o trabalho fundamental para se atingir um melhor nível de vida.
De acordo com ele, a riqueza das nações cresceria somente se os homens (governantes) não inibissem o crescimento concedendo privilégios que iriam impedir o sistema competitivo de exercer seus efeitos.
Para Adam, todos aplicam seu capital para que ele renda o máximo possível, levando em consideração somente o interesse e benefício pessoal; e ao promover seu interesse pessoal o indivíduo ajuda o interesse coletivo. Exemplo: O pão está na mesa não pela boa vontade do padeiro, mas sim por seu egoísmo, pela sua vontade de atingir um nível superior de vida.
- O Estado
Adam defende que o Estado deve ter 3 funções:
- Segurança Militar
- Administração da Justiça
- Erguer e manter instituições públicas
O comércio deve ter liberdade de circulação, assim pode-se adquirir mais quantidades a menores preços e essa liberdade deve ser mantida mesmo que implique na desigualdade social.
- Teoria de Valor
Smith diz que o valor do produto é a soma de três componentes, o salário, os lucros e os aluguéis.
Smith distinguiu o preço de mercado e preço natural. Preço de mercado é o verdadeiro preço da mercadoria e é determinado pela Oferta e procura.
Preço natural é o preço ao qual a venda fosse apenas para dar lucro, determinado pelos custos de produção, sem interferência da Oferta e procura.
- Importante ressaltar que o Estado Liberal garante apenas direitos de primeira dimensão, que são direitos civis e políticos.
- David Ricardo
Ricardo fazia distinção entre noção de valor e riqueza.
Valor era considerado como a quantidade de trabalho necessária à produção do bem, dependendo apenas do seu grau de dificuldade.
Riqueza era entendida como os bens que as pessoas possuem, bens necessários, úteis e agradáveis.
O preço era representado por uma quantidade de moeda, as variações nos valores da moeda implicavam em variações no preço mas não varia o valor do bem.
...