MATERIALISMO-HISTÓRICO-DIALÉTICO
Por: Reluzia • 9/8/2017 • Seminário • 996 Palavras (4 Páginas) • 241 Visualizações
MATERIALISMO-HISTÓRICO-DIALÉTICO
• Condições dos seres humanos.
• Como se comportam e mudam ao redor do tempo e da história.
• A base da teoria de Marx é o próprio homem.
• Condições objetivas de vida.
Teoria alemã que visa conhecer/explicar as condições de existência dos seres humanos, a forma como se comportam e mudam ao redor do tempo e da história.É uma proposta elaborada por Karl Marx, com influências nas pesquisas de Hegel. Um dos diferenciais entre os filósofos é que Marx se funda nas ações sociais do homem(→.material, ações e realidade.)
para determinar sua consciência, já Hegel afirma ser o pensamento, as idéias.(→.O mundo material não existe, é apenas um reflexo da nossa imaginação. .ideia procede a realidade.)
• Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretende estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados, a famosa arte do diálogo. Já para Hegel que é um dos filósofos mais influentes na carreira de K. Marx, dialética é uma forma de pensar em todas as constantes mudanças da realidade, dando origem a uma terceira teoria que concilia todos os pensamentos.
• DIALÉTICA significa: Do grego, dois logos, duas opiniões divergentes.
• TESE (uma ideia pretensamente verdadeira), tema, assunto.
• ANTÍTESE (a contradição ou negação dessa essa tese), oposto, confronta as ideias da tese.
• SÍNTESE (o resultado da confrontação de ambas as ideias). conexão de todos os pontos de vista.
• Pensamento das classes dominantes.
↓
luta de classe explorada
X
com classe exploradora
Marx analisa a emancipação humana como questão social do ponto de vista econômico, político e ideológico, não como problema do individuo, e sim de classes. Marx exige mudança de atitude em relação à pratica política. Espera a transformação através da revolução social. Apela à classe operaria ou proletária para a luta política, luta de classes, luta de proletariado explorado contra a burguesia exploradora.
Positivismo Nº1
Ainda sobre o positivismo, podemos apontar um Ex. muito palpável e importante, que é o nosso próprio país!
O Brasil carrega o lema positivista em sua bandeira.
Ordem e Progresso.
O lema é utilizado, porque pessoas envolvidas no movimento da proclamação da República eram seguidores das ideias de Comte. inicialmente a frase era: Amor, Ordem e Progresso.
O amor por princípio. É inicio de todas as ações.
A Ordem por base. Consiste em conservar e manter tudo o que é bom.
O Progresso por fim. Como consequência do aperfeiçoamento da ordem.
Auguste foi o homem que quis dar ordem ao mundo, com sua teoria de corrente filosófica ele tentou trazer princípios reguladores para a sociedade.
Porém o que estava oculto nas ideias de ordem e progresso da ideologia de Comte é que tudo indiretamente estava ligado ao modo capitalista de pensar.seguindo o barco do capitalismo...
==> ficha nº 2
MATERIALISMO-HISTÓRICO-DIALÉTICO Nº2
Ainda no séc. XIX a burguesia era quem estava no comando político, o modo de produção capitalista se torna uma supremacia e acontecia nesse momento uma luta de classes. Classe Exploradora X Classe Explorada, essa luta virou o motivo de estudo de K Marx.
Karl vê nessa luta uma forma de evolução da sociedade, de um lado está burguesia que detém o poder, financeiro e político, de outro estava o proletariado que por sua vez, apenas trabalhava de forma exaustiva e sequer tinha o direito de reclamar.
Marx analisava a sociedade seguindo a linha de pensamento de Hegel porém ele altera a forma de pensar de seu professor.
Para Hegel - Tudo o que foi pensado, pode ser criado; logo, a REALIDADE que é composta pela matéria, surge das ideias, do pensamento.
Então para Hegel a Realidade é o pensamento, a ideia!
4. Já Marx - Afirmava que tudo o que é materia, é porque foi pensado; logo, a REALIDADE que é formada pela ideia, é a própria matéria.
Realidade é toda a matéria!
Marx vem explicar isso! nossa realidade, as
...