Monarquia
Tese: Monarquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babi_lago • 26/5/2014 • Tese • 487 Palavras (2 Páginas) • 274 Visualizações
MONARQUIA
É um regime de governo em que o chefe de Estado é o monarca.
Segundo a tradição aristotélica, monarquia é a forma política em que o poder supremo do estado se concentra na vontade de uma só pessoa. Nas monarquias a soberania popular é confiada ao monarca.
De acordo com os defensores da monarquia, o monarca é quem melhor desempenha o cargo de chefe de Estado, por ter sido preparado para ele, por não pertencer a nenhum partido político e por não depender de campanhas eleitorais e nem de financiamento eleitoral.
O poder é transmitido ao longo da linha sucessória
Há os princípios básicos de hereditariedade (é o sistema mais comum de escolha de um monarca, com o trono do país passando do pai para o filho mais velho quando o rei morre ou abdica.) e vitaliciedade (é a condição que atribui a alguém ou algo o caráter permanente até a extinção de sua vida ou existência física).
Monarquia Constitucional
Surgiu na Europa, nos finais do século XVIII, depois da Revolução Francesa. Desde meados do século XIX, a monarquia constitucional apresenta com frequência uma forma democrática de Estado, com regras constitucionais que decorrem dessa forma. Na Monarquia Constitucional ou Monarquia Parlamentar existe um Parlamento (eleito pelo povo) que exerce o Poder Legislativo. Como chefe do Governo é eleito um primeiro-ministro cujas ações são fiscalizadas por um parlamento. O Japão é a monarquia mais antiga do mundo e possui o sistema de governo parlamentarista (uma monarquia constitucional com um regime parlamentar democrático. O atual Imperador, Akihito, subiu ao trono em 1989.)
Monarquia Absoluta
Foi a forma de governo dominante em grande parte dos estados europeus entre os séculos XVI e XVIII. Neste tipo de monarquia, o rei era o chefe supremo da nação, exercendo o Poder Executivo e Legislativo. Era o principal responsável pelo destino do povo.
A célebre frase “o Estado sou eu”, de autoria do rei francês Luís XIV, reproduz a forma de governar dos monarcas absolutistas desse período.
Foi estabelecida em face das dificuldades de responsabilização dos grandes senhores feudais que condicionavam excessivamente o seu apoio ao rei.
Monarquia Eletiva
É uma outra forma de governo monárquico, é a Monarquia Eletiva, na qual o chefe de governo é eleito por votação e tem cargo vitalício. A Cidade do Vaticano é exemplo de uma Monarquia Eletiva, sendo o Papa o líder supremo.
Monarcas atuais
Vaticano: é uma monarquia eletiva, a única no mundo, não possui linha sucessória, o papa é eleito mas ele não deixa o papado para seus descendentes ou para seu irmão como acontece com outras monarquias.
Inglaterra: é uma das nações constituintes do Reino Unido, sistema de governo parlamentar, monarca atual Rainha Elizabeth II, representada pelo primeiro ministro David Cameron.
Japão: é uma monarquia constitucional, o imperador é o símbolo da nação japonesa e da unidade do seu povo, ele é o chefe da família imperial japonesa,
...