O Artigo de Antropologia
Por: Lais Menezes • 27/5/2019 • Trabalho acadêmico • 723 Palavras (3 Páginas) • 140 Visualizações
FASCISMO
Fascismo é um governo altamente autoritário e nacionalista, estabelecido na Itália após a 1ª guerra, suas ideias serviram de base para o Nazismo Alemão. Historicamente o regime fascista ganha força quando o país passa por uma crise e a população se encontra desacreditada, surgindo assim um líder com discurso populista e muitas soluções fáceis.
Nesse sentido, os fascistas desprezam os direitos humanos, e acabam convencendo o povo de que os direitos não são necessários, fazendo com que essa mesma população seja conivente com torturas, execuções de inocentes, dentre outros tipos evidenciados. O militarismo é algo que ganha muita força do regime fascista, já que se acredita na utilização da força e violência, objetivando seus interesses.
O sexismo[1] é dominante, sendo vetado/censurado o divórcio, aborto, e a homossexualidade[2], visto que o Estado passa a imagem de “guardião da instituição familiar”. Simultaneamente, ocorre a perseguição de artistas e intelectuais que não se colocam a favor do governo vigente, e que assim questionam sendo então violentados. É uma administração que negligência direitos, como saúde e educação, mas dedica seus recursos para armamentos.
MACHISMO, MISOGINIA, PRECONCEITO
São aspectos antropológicos antigos, e que ainda estão presentes na sociedade atual.
O machismo[3] baseia-se na supervalorização das características físicas e culturais associadas com o sexo masculino, em detrimento daquelas associadas ao sexo feminino, pela crença de que homens são superiores às mulheres. Em um termo mais amplo, o machismo, por ser um conceito filosófico e social que crê na inferioridade da mulher, é a idéia de que o homem, em uma relação, é o líder superior, na qual protege e é a autoridade em uma família.
Já a Misoginia é o ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas. A misoginia pode se manifestar de várias maneiras, incluindo a exclusão social, a discriminação sexual, hostilidade, androcentrismo, o patriarcado, ideias de privilégio masculino, a depreciação das mulheres, violência contra as mulheres e objetificação sexual[4]. A partir disso, a palavra Feminicídio tomou grandes proporções, tendo em vista que se caracteriza por agressões psicológicas e físicas, violência, perseguição, entre outros fatos.
O Preconceito se caracteriza por aversão aquilo que não se conhece, caracterizando um juízo pré-concebido, gerando assim atitudes e comportamentos discriminatórios diante de crenças, pessoas, raça. É visto como a ignorância de indivíduos que se prendem ao passado e as suas idéias pré-concebidas.
Jair Bolsonaro é Fascista?
O candidato eleito à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, tem um histórico racista, preconceituoso, tendo em vista o discurso de ódio exposto em uma palestra, segundo o vídeo disponibilizado no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=LPj4KyLw8Wc
...