O Aumento da expectativa de vida dos brasileiros
Por: Dani2323d • 30/10/2017 • Resenha • 645 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a terceira idade vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário e transformando o perfil dos compradores de imóveis no país. Diante de tudo isso, é fundamental que o corretor de imóveis esteja atento às demandas específicas desse público que cada vez mais cresce no país e saiba conhecer exatamente as necessidades e as exigências dos clientes na terceira idade. O profissional da corretagem de imóveis precisa compreender que esse tipo de cliente é muito mais exigente e possui necessidades específicas que devem ser atendidas na hora vender imóveis a ele.
Atender pessoas da Terceira Idade pode parecer um desafio para muita gente. Esse público tem peculiaridades que o diferenciam de todos os outros. No entanto, ele não pode ser ignorado pelo mercado imobiliário, seja pelo crescente aumento da expectativa de vida em todo o país, quanto pelo fato da busca por um novo imóvel ser comum nessa fase da vida, seja por viuvez, mudança para o interior, necessidade de um imóvel melhor adaptado a possíveis limitações físicas, etc.
Em qualquer situação, o corretor de imóveis deve ficar atento às vontades desses consumidores e orientá-los, prestando total assistência, no qual devemos destacar alguns tópicos importantes:
• Qual localidade e há quanto tempo residem na região? Isso é importante, pois dependendo do tempo, dificilmente irão quer se deslocar para lugares mais distantes de onde estão seus contatos diários, sejam pessoas do comércio local ou vizinhos.
• Onde moram seus filhos ou parentes? A proximidade com familiares facilita a rotina diária e o apoio mútuo.
• O que eles pretendem possuir como nova moradia? Identificar se a nova moradia desejada é um flat, apart-hotel, apartamento de dois quartos. Isto facilitará o direcionamento para o corretor encontrar o imóvel ideal.
• Qual o potencial financeiro do casal para atender esse novo objetivo? Qual o capital disponível, quanto vale o imóvel que este cliente habita atualmente? Isso auxiliará a identificação do potencial de compra.
Atender a este tipo de cliente, deve-se estar bem preparado as características e necessidades, oferecer imóveis adequado. Devido os idosos terem uma experiencia de vida mais acentuada, necessitamos estar pleno ao conhecimento de mercado, com capacidade para ponderar sobre questões construtivas e financeiras, bem como sobre aspectos relacionadas à localização, como também ter a habilidade para se adiantar no fornecimento de informações úteis e opiniões bem embasadas, que possam passar segurança para esse perfil de cliente. Por outro lado, uma característica que costuma surgir com a idade é a dificuldade de assimilação de detalhes técnicos, o que exige do corretor a máxima humanização do atendimento. Afinal, as informações relativas ao imóvel, às condições de pagamento, aos aspectos contratuais e de documentação, entre tantas outras, deverão ser transmitidas de maneira didática e atenciosa, o que precisa ser feito com tato e paciência, sem que a pessoa sinta que está sendo tratada de forma diferenciada.
Com a crescente utilização da internet por todos os tipos de públicos, destaca-se também como uma excelente estratégia de marketing destinar produtos específicos ao público idoso. Cada vez mais os idosos migram para
...