O Barão de Mauá
Por: CaldasLuiz • 11/9/2023 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 39 Visualizações
O filme “Mauá, O imperador e o Rei” é uma biografia de Irineu Evangelista de Souza, O Barão de Mauá.
Notamos aqui que ele foi um grande empresário e, embora a história se passe no século XIX, ainda é útil e um exemplo didático para quem deseja fazer negócios no país. Mauá nasceu no Rio Grande do Sul, mas ainda criança foi morar no Rio de Janeiro e morou e trabalhou como caixeiro e assim teve seus primeiros contatos com o comercio e finanças. Por conta própria estudava para aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos e um momento de crise comprou ações do que estavam muito desvalorizadas, isso é uma das características que todo empreendedor deve ter, sempre manter-se atualizado e estudando tudo o que acontece para não ser engolido pelo mercado tão competitivo e aproveitar as oportunidades que aparecem e não ter receio de arriscar.
Com a falência do comércio onde trabalhava, Mauá foi trabalhar em uma empresa de importação com o inglês chamado Richard Carruthers, assim aprendeu a língua Inglesa. Se deram muito bem ele Mr. Carruthers e os negócios que depois se tornaram sócios e quando foi para Inglaterra buscar recursos conheceu industrias de fundição e um pais muito desenvolvido. Retornando ao Brasil começou a construir a primeira fabrica de fundição do país, visando um país industrialmente desenvolvido, Mauá imaginava que o Brasil precisaria de indústria de base para crescer.
Percebemos que Mauá continuou estudando e pesquisando, buscou ideias do exterior e trouxe para cá, não construiu a indústria por motivos financeiros e sim por ideais, características de grandes empreendedores. Mauá acumulou muita riqueza como empresário em uma época em que o país era dominado por uma sociedade ruralista, por isso era alvo de perseguição de pessoas influentes. Enfrentou todas as adversidades e desafios que foram impostas, buscou recursos fora do país, buscou parcerias com empresas estrangeiras. Aqui notamos que desde aquela época o empreendedor não recebe muito apoio do estado brasileiro.
...