TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CRESCIMENTO VERSUS DESENVOLVIMENTO

Por:   •  14/8/2017  •  Artigo  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Paraíba

Centro de Ciências Jurídicas – CCJ

Aluna: Juliêta Galgani Nóbrega Vieira

Matrícula: 20160159592

Disciplina: Economia Política

Professor: Francisco Barreto

CRESCIMENTO VERSUS DESENVOLVIMENTO

João Pessoa

2017

Crescimento versus desenvolvimento econômico

Os conceitos de crescimento e desenvolvimento são, por muitas vezes, confundidos. Entretanto, esses dois conceitos são distintos e dependem de fatores diferentes.

O crescimento econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação na produção da região estudada. O PIB é calculado através da soma de todos os produtos e serviços finais de uma região para um determinado período.

Por outro lado, o desenvolvimento econômico pode ser conceituado como sendo o crescimento econômico acompanhado pela melhoria da qualidade de vida da população é medido através de indicadores de educação, saúde, renda, pobreza, etc. Atualmente, usa-se o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH para comparar o desenvolvimento de diferentes economias. O desenvolvimento econômico supõe uma sociedade capitalista organizada na forma de um estado-nação onde há empresários e trabalhadores, lucros e salários, acumulação de capital e progresso técnico, um mercado coordenando o sistema econômico e um estado regulando esse mercando e complementando sua ação coordenadora.

É de extrema importância entendermos essa diferença, pois é possível uma cidade, região ou país, crescer sem alcançar um estágio de desenvolvimento econômico. Países ricos, geralmente são mais desenvolvidos, no entanto, nem sempre, crescimento garante desenvolvimento. O presente estudo visa entender essa relação entre crescimento e desenvolvimento, principalmente, no contexto brasileiro.

Como podemos perceber, o desenvolvimento econômico está associado à valores qualitativos, pois inclui as alterações da composição do produto e a alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia, de forma a melhorar os indicadores de bem-estar econômico e social (pobreza, desemprego, violência, condições de saúde, alimentação, transporte, educação, higiene e moradia). Em suma, podemos afirmar que desenvolvimento econômico é algo que combina crescimento com distribuição de renda.

O Desenvolvimento de cada país depende de suas características próprias, tais como: situação geográfica, extensão territorial, passado histórico, cultura, população e riquezas naturais.

 

De maneira geral, as mudanças que caracterizam o desenvolvimento econômico de uma cidade, região ou país, consistem no aumento da atividade industrial em comparação com a atividade agrícola, migração de mão-de-obra do campo para a cidade, redução das importações de produtos industrializados e das exportações de produtos primários e menor dependência de auxílio externo.

Para caracterizarmos um processo de desenvolvimento é fundamental observarmos ao longo do tempo a existência de: 1º crescimento do bem-estar econômico medita por indicadores, como, por exemplo: Produto Nacional Total e Produto, per capita; 2º diminuição nos níveis de pobreza, desemprego e desigualdades; 3º elevação das condições de saúde, nutrição, educação, moradia, etc.

Como foi citado anteriormente que é possível uma cidade, região ou país crescer sem se desenvolver economicamente, gostaria de citar como exemplo a cidade de Mossoró, que nos últimos anos apresentou um aumento significativo do fluxo comercial advindo do setor salineiro e do parque industrial impulsionada pela Petrobras, aumento razoável no nível de exportação de seus produtos primários, na carcinicultura, na verticalização do mercado imobiliário e no setor terciário (notadamente o comércio e a prestação se serviços), cujos recursos advindos deste crescimento não causaram modificações estruturais que pudessem induzir incremento complementar em outros setores ou segmentos da economia local e não implicaram em modificações institucionais que melhorasse a qualidade de vida da nossa população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com