Crescimento e desenvolvimento econômico
Projeto de pesquisa: Crescimento e desenvolvimento econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annareeis • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.748 Palavras (15 Páginas) • 369 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP MATRIZ
ENGENHARIA ELÉTRICA
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO BRASILEIRO:
SETOR EXTERNO E PÚBLICO
CAMPO GRANDE – MS
MAIO -2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Disciplina: Economia
Docente: Deise G. Lima Martins
Curso: Engenharia Elétrica
Turma: N11
Acadêmicos:
Ana Caroline Ramalho Reis RA: 6059016459
Gilberto Mesa Lacerda RA: 6017360521
Humberto Vasques Rios Neto RA: 6020394084
Leandro Nunes Coelho RA: 5945244335
Oséias Ule da Silva RA: 5945215367
Rafael Ribeiro Felix RA: 5957299438
Renato Munhoz RA: 6018387027
Tiago Ribas Pinós RA: 5945227667
Trabalho final, apresentado à professora Deise,
como requisito final para obtenção
da graduação em engenharia elétrica.
Campo Grande
Maio -2013
ÍNDICE
Introdução
Desenvolvimento
Inflação
Setor externo
Setor público
Crescimento e desenvolvimento econômico
Considerações finais
Referências bibliográficas
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos desenvolver um resumo acadêmico sobre os itens a seguir: desenvolvimento e crescimento econômico, setor externo e público. Todavia ao tentar conhecer a economia brasileira, é salutar que se busque levantar um pouco a história para uma compreensão mais convincente dos parâmetros que norteiam os programas governamentais que são encetados pelos governos que querem uma economia caminhando dentro dos princípios do equilíbrio, nem que seja de longo prazo. Os reajustes da economia brasileira, ou de toda nação terceiro-mundista, advém da Revolução Industrial do século XVIII, cujo processo de industrialização fez com que alguns industriais acumulassem mais rápido do que outros e daí, as concentrações e os desajustes que a sociedade acompanha. A partir deste momento, as economias do mundo ocidental têm lutado bastante para conseguir, dentro dos delineamentos políticos, minorar as desigualdades existentes entre os países, cujo resultado está claro para todos, que é a proliferação da miséria e convulsões sociais que existem nos grandes centros.
Inflação
A inflação é o aumento contínuo de preços de bens, produtos e serviços em uma determinada região durante um período. Ao mesmo tempo em que os produtos se tornam mais caros, o poder de compra da moeda nacional diminui.
A inflação pode ser dividida em:
• Inflação de Demanda
É quando há excesso de demanda agregada em relação à produção disponível. As chances da inflação de demanda acontecer aumentam quando a economia produz próximo do emprego de recursos. Para inflação de demanda ser combatida, é necessário que a politica econômica se baseie em instrumentos que provoquem a redução da procura agregada.
• Inflação de Custos
É associada à inflação de oferta. O nível da demanda permanece e os custos aumentam. Com o aumento dos custos ocorre uma retração da produção fazendo com que os preços de mercado também sofram aumento. As causas mais comuns da inflação de custos são: os aumentos salariais fazem com que o custo unitário de um bem ou serviço aumente; o aumento do custo de matéria-prima que provoca um super aumento nos custos da produção, fazendo com que o custo final do bem ou serviço aumente; e, por fim, a estrutura de mercado que algumas empresas aumentam seus lucros acima da elevação dos custos de produção.
• Inflação
...