O Caso dos Irmãos Atividade Complementar
Por: Karennetto • 3/5/2021 • Trabalho acadêmico • 387 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Aluna:Karen Cristina Netto / Ra:T9611A0 /turma :DR5Q17/ SOROCABA
O caso dos irmãos NAVES atividade complementar
O fato lamentável ocorreu em Araguari /MG em 1937 e foi considerado o maior erro judiciário brasileiro.
O filme conta a história verídica de Joaquim(25) e Sebastião(32) do qual foram injustamente acusados de um crime ,o homicídio de seu primo Benedito.
Os irmãos Naves foram brutalmente torturados e presos,obrigados a confessarem um crime que não cometeram e sequer aconteceu.
A partir do sumiço de Benedito logo após uma venda de safra por 90 contos ,que era considerado uma grande quantia monetária na época,os irmãos decidiram comunicar á policia sobre o misterioso sumiço de seu primo.
Na época,presos sob supervisão do tenente Chico Vieira,o qual era muito cponhecido por ser um homem violento,tratou os irmãos Naves com muita violência e seus familiares também foram torturados e violentados.
A defesa foi feita pelo advogado João Alamy Filho,que por diversas vezes fez a defesa tentando provar a inocência dos irmãos,porém,foram frustradas sempre se dando a nota do veridito com 6x1 para qual era impossível a absolvição,enquanto no último julgamento foi decretada a condenação dos irmãos Naves á 25 anos e meio ,que após passou a 16 anos.
Então,depois de 8 anos cumpridos,os irmãos foram postos em liberdade condicional,porém,logo após Joaquim morer em um asilo no qual se tatava por conta das seqüelas causadas pelas torturas sofridas ,Sebastião decide procurar o primo Benedito e o encontra em Nova Pontes/MG na fazenda de seu pai em 1952.
Poucos dias depois,toda a família de Bendito morre num trágico cidente de avião one estavam com destino á delegacia para pretarem depoimento sobre o caso.
Enfim,em 1953 foram oficialmente inocentados,então Sebastião e seu advogado processaram o Estado e ganharam uma grande quantia em dinheiro como indenização.
Meu ponto de vista
O fato ocorreu na época da ditadura militar ,e Ada justifica tamanha crueldade feita aos irmãos Naves,não tiveram chance de se defender de acordo com a Lei da Constituição Brasileira,não havia corpo e nem o dinheiro,nem mesmo investigação para o caso.
Baseado em suposições e alegações falsas juntamente com o grito de “justiça” da sociedade,então o tenente parte para o mais fácil,acusar os únicos que estavam em sua frente,para assim calar a sociedade e imprensa do clamor á vida de Benedito sendo que o mesmo deveria ter sim sofrido alguma punição por tamanha injustiça causado por sua causa.
...