O Comportamento Organizacional
Por: zeus186490 • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.631 Palavras (15 Páginas) • 169 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
[pic 1]
ATPS DO 1° BIMESTRE
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Indaiatuba-SP
Abril de 2012
FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA
[pic 2]
ATPS DO 1° BIMESTRE
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Comportamento Organizacional do Curso de Tecnólogo em Logística da Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, sob a orientação do professor (a) Grasiele Lourenço.
Indaiatuba-SP
Abril de 2012
Etapa 01
A DEFINIÇÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional segundo o autor CARAVANTES, Geraldo R. Comunicação e Comportamento Organizacional ( PLT ) 3ª ed. Porto Alegre RS ano 2012, define-se em um estudo do comportamento do ser humano atravez de uma visão sistêmica, focando sempre observar as atitudes e ações dos indivíduos nos ambientes e com a finalidade de aprimorar os conceitos de produtividade marketing e conceitos de finanças.
Dentro do CO existem também alguns propósitos que correspondem a explicação, previsão e controle do comportamento humano dentro destes três propósitos, o controle é o que tem mais importância para o CO, pois gera mais eficácia no desempenho do trabalho.
O CO visa buscar e avaliar o impacto que as pessoas possuem para uma empresa, pois no mundo em que estamos acontecem mudanças constantes, pois todo ser humano é diferente e devemos ser flexíveis e suprir as necessidades conforme forem aparecendo e também devemos ter sabedoria para lidar com as pessoas, pois assim que vem o sucesso o ser humano necessita de trabalho, não por dinheiro mas por reconhecimento pessoal e se sentir útil na sociedade.
Pensamento Sistêmico: é uma forma que aborda a realidade em contraposição ao pensamento, definindo o pensamento sistêmico em uma forma de percepção da realidade, a ciência estar mais aberta a realidade do todo e não a uma única parte.
Inovar a exploração de novas idéias buscando fazer algo diferente, seja em um produto ou no processo, novos serviços e novas negociações, porque o ser humano necessita de estar sempre inovando e gerando riquezas continuas.
Para concluirmos podemos dizer que o CO é um grupo de indivíduos dentro de uma estrutura com um conjunto de áreas diferentes mais todas interligadas e com o mesmo propósito e objetivos para assim obter o melhor resultado dentro da empresa.
Etapa 02
ENTREVISTAS
Foram entrevistadas pelo grupo, 20 pessoas, de diferentes empresas
1 – No que Consiste o conceito de inovação?
Consiste em introduzir uma novidade em um sistema, cultura, costumes, artes, musicas, estão atrelados ao ato de renovar, mudar para melhor.
2 – Como a personalidade pode interferi no processo de implantação de novos conceitos?
Processos de implantação de novos conceitos estão totalmente amarrados com a personalidade, novos conceitos interferem na cultura nos costumes, e até na legislação. Pessoas com pouca experiência de vida, estudantes, universitários, jovens de modo geral soa pessoas mais suscetíveis a mudanças, já pessoas com mais idade ou experiência tem mais dificuldade pois trata-se muitas vezes qualquer pequena mudança pode ser tratada como uma drástica circunstância.
3 – A motivação está atrelada aos traços de personalidade?
Acredito que motivação está vinculada a um momento ou período em que a pessoa se encontra, personalidade esta vinculado ao gênero da pessoa é muito difícil de se mudar ou conseguir alguma mudança. A motivação pode estar atrelada a mudança de salário, cargo, épocas do ano, nascimento dos filhos, compra de carro novo, são coisas momentâneas que podem durar bastante tempo ou somente poucos minutos.
Reginaldo Gonçalves de Souza, 34 anos
Analista de Processos
1 – No que Consiste o conceito de inovação?
Hoje em dia ter o conceito de inovação é fundamental para ser competitivo e se manter no mercado de trabalho. Inovação para mim significa: Melhorar continuamente, estar aberto a novas mudanças e novos desafios, novos conceitos tanto de trabalho quanto conceitos pessoais, ou seja inovar e melhorar sempre, estacionar, parar ou se acomodar nunca.
2 – Como a Personalidade pode interferi no processo de implantação de novos conceitos?
Algumas pessoas misturam as coisas como profissionais formadores de opiniões. Neste conceito acredito que temos que ter uma certa cautela, por que senão acabamos saindo um pouco da linha e levando para o lado pessoal e não profissional.
Acredito que todo profissional deve ser um formados de opiniões, só que de opiniões com fundamentos e objetivos certos e coerentes com relação ao seu trabalho, e não sendo um profissional “ durão “ que diz assim: eu faço isso a 10 anos, sempre deu certo, por que vamos mudar agora??, acho que não é bem assim.
Novos conceitos são utilizados para melhorar e nos dar uma nova versão ou visão no ambiente de trabalho, criticas ou discussões sempre vão ter, mas desde que seja de maneira sadia e objetiva para todas as tentativas das resoluções dos problemas. Personalidade é um fato pessoal que tem que ser utilizado de maneira benéfica para seu trabalho.
3 – A motivação está atrelada aos traços de personalidade?
Claro que sim, pessoas de personalidade fraca, não possuem opinião própria e acaba se deixando levar em função dos problemas enfrentados ou pelos maus comentários e colegas de trabalho. Agora pessoas de personalidade forte tem a capacidade de exagerar a oportunidade na dificuldade, são auto motivadoras, persistentes e conseguem apresentar bons resultados independentes da situação, porem, geralmente pessoas de personalidade forte se acham o maximo, por isso é importante ter cautela para não cometerem nenhum abuso de auto confiança.
...