O DIREITO AMBIENTAL
Por: antonioorabelo • 26/11/2018 • Tese • 400 Palavras (2 Páginas) • 120 Visualizações
DIREITO AMBIENTAL
O presente artigo alvo da presente resenha crítica, cujo título é denominado de “Por que precisamos falar sobre direito ambiental?”, de autoria de Gabriel Antonio Silveira Mantelli, tem como escopo trazer algumas considerações acerca do direito ambiental, sobretudo em relação a interpretação deste ramo do direito, razão pela qual o autor buscou discorrer sobre o tema por meio do artigo ora comentado.
Dessa forma, percebe-se que, ao longo de todo artigo, o autor fragmenta a ideia central do texto sob 03 (três) diretrizes temáticas ambientais, quais sejam: Primeiramente, aduz que é necessário discorrer sobre direito ambiental em razão das pessoas ainda deterem certo desconhecimento em face do que os estudiosos, professores e advogados estudam sobre direito ambiental.
Noutro giro, com relação a segunda temática, traz uma dura crítica ao discurso ambientalista veiculado na grande mídia, pois o tema não estaria sendo passado de forma clara para a grande maioria da sociedade por intermédio dos meios de comunicação, fato este que na sua visão causa grande embaraço para uma interpretação diversa do tema.
Por fim, no que concerne a terceira e última temática, conclui que corrobora para essa interpretação diversa o fato das pessoas serem educadas ao longo da vida em discrepância aos princípios norteadores do direito ambiental.
Assim, assevera que pode ser extraído um ponto positivo de todo esse problema da falta de familiaridade com a temática ambiental, pois os estudiosos, professores e advogados podem favorecer o fortalecimento do direito ambiental mediante desconstituição do conceito vago de direito ambiental que é visto pela maioria das pessoas, repassando o ideal correto acerca do tema.
Nessa esteira de considerações, o autor passa a discorrer, de forma mais profunda, acerca das 03 (três) diretrizes temáticas expostas no início do artigo, apresentando formas de solução para cada problema apresentado ao longo do texto.
Isto posto, com fulcro em todo exposto, conclui-se que o artigo possibilita uma interpretação contemporânea do tema, assim, com o estudo dessa obra, podemos colocar em prática os ensinamentos patrocinados pelo autor, para fins de possibilitar uma melhor familiaridade com a temática ambiental, cujo tema é de suma importância para formação de um Estado Socioambiental de Direito.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
SILVEIRA MANTELLI, Gabriel Antonio. Mestrando Direito e Desenvolvimento na Escola de Direito de São Paulo - FGV. Graduado em Direito pela USP. Pesquisador do Núcleo de Direito Global e Desenvolvimento da FGV. Experiência nas áreas de direito ambiental, sustentabilidade e socioambientalismo. Pesquisador. Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/ acesso em 19/09/2018.
...