O Desafio Colaborativo
Por: antoniosksjajhks • 30/9/2019 • Dissertação • 1.381 Palavras (6 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1][pic 2]
COLEGIO VIANA
THIAGO ANTONIO SANTOS SOUZA
HIPERTENSÂO ARTERIAL
Governador Mangabeira - Bahia
2018
THIAGO ANTONIO SANTOS SOUZA[pic 3]
HIPERTENSÂO ARTERIAL
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina de língua portuguesa, submetido a avaliação da professora Carla Barbosa como requisito parcial para obtenção da aprovação na mesma no IIl Trimestre. |
Orientador: Carla Barbosa
Governador Mangabeira - Bahia
2018
Lista de tabela[pic 4]
Tabela 01: cronograma de atividade fonte: próprio autor.................................08
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. PROBLEMATIZAÇÃO 5
4 OBJETIVO 5
4.1 Objetivo geral 5
4.2 Objetivos específicos 6
5. JUSTIFICATIVA 6
6. METODOLOGIA 6
7. REFERENCIAL TEÓRICO 6
7.1 Diagnostico 6
7.2 Tratamentos 7
8. CRONOGRAMAS 7
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
ANEXOS 9
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a hipertensão arterial tem atingido cerca de 30% dos indivíduos adultos em nosso país. Constituindo-se entre o grupo de doenças cardiovasculares como um dos principais fatores que mais ocasionam mortes. Estudos têm apresentado indícios de que a hipertensão arterial sistêmica no adulto é uma patologia que se pode iniciar durante a infância.
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença definida pela persistência de níveis de pressão arterial acima de valores arbitrariamente definidos como limites de normalidade. Uma doença cardiovascular muito comum, sendo considerada o maior desafio de saúde pública para sociedades em transição socioeconômica e epidemiológica e um dos mais importantes fatores de risco de mortalidade cardiovascular.
São muitas as questões que rodam este tema. Por isso o que interessa investigar : como a HAS é? Quais são os sintomas da HAS?
O estudo pretende mostrar como a HAS é como ele pode ser tratado e demostrar seus sintomas e possíveis tratamento.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Qual é a causa da hipertensão arterial? Quais são os fatores de risco da hipertensão arterial? A HAS pode esta ligado a genética familiar? Como a HAS pode ser tratada?
3. HIPOTESES
A hipertensão normalmente é causada quando há uma resistência e endurecimento maior dos vasos sanguíneos para a passagem do sangue, o que necessita uma força maior do coração para o bombardeamento de sangue.
Quando uma pessoa é portadora da HAS ela pode também adquirir algumas doenças associadas a ela como: insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral(AVC) entre outras diversas doenças.
Sim, hipertensão arterial nos 90% dos casos elas são herdadas dos pais.
A hipertensão arterial pode ser tratada com mudanças no estilo de vida tais como: reduzir o sal de cozinha, reduzir o álcool, abandonar o tabagismo, controlar as alterações das gorduras sanguíneas.
4 OBJETIVO
4.1 Objetivo geral
Descrever através de um estudo sobre a hipertensão arterial, compreender, e ampliar o conhecimento, identificando a sua causa e como ela se manifesta.
4.2 Objetivos específicos
- Definir a hipertensão arterial em crianças e jovens;
- Diagnosticar se a sociedade sabe os riscos do mesmo;
- Descrever os indivíduos que se auto-referirem hipertensos;
- Caracterizar hipertensos hereditários.
5. JUSTIFICATIVA
Atualmente a hipertensão arterial(HAS) atinge de 20 a 30% da população brasileira. Estudos têm apresentado indícios de que a hipertensão arterial sistêmica no adulto é uma patologia que se pode iniciar durante a infância.
Através desses analises foi que percebi que a doença acomete uma boa parte da população brasileira, devido vários fatores de riscos, e que despertou uma curiosidade em estudar o tema e encontrar possíveis soluções do problema.
6. METODOLOGIA
A pesquisa é de cunho exploratória e qualitativa, onde as fontes de pesquisa foram os sites Scielo e Google acadêmico que foram estudado alguns artigos que teve como critério selecionar a partir do 2006 á 2016. Foi utilizado também palavras chaves para encontrar os artigos, tais como: hipertensão, hipertenso, arterial.
7. REFERENCIAL TEÓRICO
7.1 Diagnostico
O diagnóstico da hipertensão arterial é basicamente estabelecido pelo encontro de níveis tensionais permanentemente elevados acima dos limites de normalidade, quando a pressão arterial é determinada por meio de métodos e condições apropriados. A hipertensão pode atingir pessoas de todas as idades, mas segundo a cardiologista Caroline Nagano, ela é mais comum em idosos, especialmente naqueles acima dos 75 anos de idade. Em adultos entre 18 a 29 anos, o índice de hipertensos é 2,8%, e nos com mais de 75 anos, 55%. Nos anos de 2006 a 2016 teve um aumento de hipertensos no Brasil de 2,3% nas mulheres e de 4,3% nos homens, a hipertensão atinge 27,5% das mulheres e 23,6% nos homens. Os números de hipertensos é maior entre as mulheres como mostra no gráfico a seguir:
...