O Descaso Enfrentado Pelos Surdos
Por: Danielaa22 • 3/4/2019 • Trabalho acadêmico • 310 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
O descaso enfrentado pelos surdos
Não é só em Uganda, lugar onde o documentário foi feito, que os surdos costumam serem pessoas quietas, desprezadas e tristes, pela maioria dos que podem ouvir e viver sem dificuldades de se comunicar com outros.
As pessoas que ouvem se acham no dever de desprezar, privar e isolar os surdos de seus próprios direitos. Essas pessoas com essa deficiência são mais prováveis a sofrer abusos e negligência da sociedade. Pois são, para muitos, visto como pessoas que não precisam de atenção e nem de escolaridade adequada para suas necessidades. A realidade da maioria dos deficientes, inclusive no Brasil, não é diferente como a de outros Países. Aqui, as aulas de Libras dedicadas em alguns cursos, até mesmo de Graduação, possuí poucas aulas práticas, o que faz com que o futuro profissional não exerça bem sua função na vida dessas pessoas. É possível notar, além de tudo, que a linguagem dos sinais não é sequer trabalhada nas escolas. O que dificulta mais ainda a comunicação e aprendizagem para os surdos e para quem irá se comunicar com eles. A sociedade e nossos Governantes não devem simplesmente fechar os olhos para a existência dessas pessoas que tanto precisam de amor, afeto, amizade e solidariedade, pois fazendo isso, o problema enfrentado por eles não irá desaparecer.
Para Dizeu e Caporalli (2005), o ensinamento da Libras na vida dos surdos e das outras pessoas, minimizam as dificuldades para ambos, principalmente para o surdo, uma vez que a língua de sinais é necessária em todas as suas esferas(sociolinguística, educacional, cultural...).
É preciso dar atenção a essa questão injusta. O nosso Governo tem o dever de oferecer melhor educação para os profissionais, exigindo aulas práticas de Libras e fiscalizando a inclusão da mesma nas Escolas. Sendo importante a presença dos pais para uma melhor comunicação com seus filhos que possuem tal deficiência.
...