O Desenvolvimento Humano e Social
Por: Viviane Lima • 21/4/2021 • Dissertação • 304 Palavras (2 Páginas) • 167 Visualizações
O mundo pós Guerra Fria trouxe inúmeras descobertas, e sem dúvida a mais avassaladora foi a evolução da tecnologia, dado tal fato, o sociólogo Zygmunt Bauman desenvolveu sua tese, no qual mostra que estamos em uma modernidade líquida, ou seja, tudo é efêmero e sem valor, mediante isso a teoria se comprova nos fatos que se manifestam na atualidade, inúmeros dispositivos novos que ajudam o desenvolvimento de uma sociedade tecnológica, mas que deixa a desejar na manutenção do meio ambiente.
É fato que a presença da tecnologia na sociedade se tornou indispensável, já que está inserida na vida de todos para facilitar ações, lazer e até mesmo ataques e guerras. No entanto o uso exacerbado trouxe consequências positivas e negativas ao longo dos anos, a questão do fornecimento de educação em áreas mais remotas foi revolucionado com a chegada da internet e seus demais acessórios, pois o acesso a diversas áreas da educação foi possibilitada graças a esses avanços, não extinguindo a falta de acesso, mas ampliando.
No entanto o impacto ao meio ambiente com toda essa evolução da tecnologia foi avassalador, o aquecimento global é resultado de ações humanas que ao desenvolver não media as consequências ambientais. Atualmente há uma consciência que ressalta esses alertas, no entanto, ainda é dada pouca atenção a essa questão, mas o que poucos percebem é que esses atos influenciam o dia a dia das pessoas, como a alto índice de pessoas com problemas respiratórios, a extinção de animais essenciais para o eco sistemas, catástrofes ambientais etc.
Em suma, o desenvolvimento humano é excelente, mas não quando acarreta consequências que podem influenciar na extinção de sua própria espécie, já que não adianta ter o auge de tecnologias se não houver quem desfrutar.
...