O Direito Ambiental
Por: ricardo010771 • 7/11/2018 • Trabalho acadêmico • 685 Palavras (3 Páginas) • 152 Visualizações
1 – Em relação as fontes materiais do tipo descobertas científicas:
a) O C.F.C. é uma fonte material do tipo descoberta científica. Justifique se positivo ou negativa.
Resposta – A descoberta científica de que os Efeitos do CFC na camada de Ozônio era um dos responsáveis pelo BURACO NA CAMADA de Ozônio foi decisiva para a criação do Protocolo de Montreal sobre as substâncias que destroem a camada de Ozônio; A associação científica que a emissão excessiva de CO 2 pelos carros e indústrias (queima combustível fóssil) e as queimadas intensas, favorecem as chuvas acidas e induz ao efeito estufa foi primordial para que se elaborasse a Convenção sobre as Mudanças Climáticas Globais e o Protocolo de Kyoto, referente ás emissões dos gases de efeito estufa.
b) Cite três sinônimos relacionados ap Princípio da Prevenção, conforme a apostila.
Resposta – Mesmo que Princípio da Precaução e da Atuação Preventiva, Princípio da Cautela, no qual o Poder Público e os particulares tem o dever de prevenir os danos ambientais, tomando precauções aplicando nos Estados conforme suas capacidades, visando prevenir a degradação do meio ambiente evitando graves e irreversíveis ao meio ambiente.
c) Em relação as fontes do Direito Ambiental:
a) Pode-se afirmar que a Convenção de Biodiversidade é uma fonte material do Direito Ambiental? Justifique.
Resposta – Sim. A Convenção da Biodiversidade foi o acordo aprovado durante a Rio-92, por 156 países e uma organização de integração econômica regional. Foi ratificada pelo Congresso Nacional Brasileiro entrando em vigor no final de dezembro de 1993. Os objetivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos. O movimento ambientalista como fonte material do direito ambiental, trata de um Ato Internacional, estando os Tratados e Convenções Internacionais apontado na CF/88. Há uma gama de Convenções regionais ou mundiais que o Brasil é signatário na área ambiental, entre elas a Convenção da Biodiversidade e a Convenção-Quadro sobre as Mudanças Climáticas Globais, derivada do Protocolo de Quioto, Tradado Internacional, estas dentro das Fontes Formais do Direito Ambiental.
02 – Marque com um X a mais correta
1 – Sobre o epiteto “Direito de Proteção à Natureza”, a crítica que se faz é de que:
a) Abrangeria toda a disciplina
b) Prevaleceu tanto quanto as mais aceitas
c) Seria suficiente, eis que não abrange o meio ambiente artificial
c) Nenhuma opção pareceu segura
2 – A característica ser um “Direito Difuso” ensejaria considerar que este direito:
a) É um direito típico público
b) É um típico direito privado
c) É um direito metaindividual
d) Nenhuma das opções
3 – Dentre as fontes materiais do direito ambiental, pode-se incluir:
a) Apenas as descobertas científicas
b) Apenas os movimentos populares e doutrina
c) Apenas a doutrina e as descobertas científicas
d) A reunião das três opções acima
4 – O “Desenvolvimento Sustentável” é uma expressão utilizada oficialmente pela primeira vea no Relatório BRUNDTLAND na ONU. Dentre os sinônimos possíveis para expressão,
...