O ESTÁGIO PRÁTICA SUPERVISÃO: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, ARBITRAGEM
Por: Gagamaxx • 30/5/2022 • Trabalho acadêmico • 383 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
Agatha Maximo de Campos – 6438688
ESTÁGIO PRÁTICA SUPERVISÃO: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, ARBITRAGEM
Peça Nº 1 – “7 años”
São Paulo – SP
2022
O filme conta a história de 4 amigos bem-sucedidos que são sócios, os mesmos contêm uma empresa de tecnologia em Madri. Os 4 descobrem que estão sendo investigados pela Receita Federal Espanhola por Sonegação Dolosa a Tributos.
Diante disso, os 4 sócios decidem entre si escolher um deles para ser o “bode expiatório” da situação, assim, o sócio que for condenado ficará “7 años” preso.
Para ajudá-los a tomar a decisão mais justa, os sócios contratam um mediador, assim o contratado os ajuda na decisão de quem vai se voluntariar para cumprir a pena.
Pude perceber no filme que o mediador ouviu com atenção todos os envolvidos, e em momento algum ele permitiu que houvesse agressões, ele apenas pediu para que cada um disse-se quais as razões que deveriam mantê-los fora da cadeia.
Achei interessante a proposta do filme de levar a mediação para um cenário extremo, em que todas as partes estariam confessando a prática de crime e o acordo proposto. Além disso, foi interessante perceber o prisma que cada personagem trouxe para orientar seu voto, além da flutuação entre os interesses pessoais e os interesses da empresa em jogo.
A conduta sigilosa do mediador ao final me chamou bastante atenção também, o não envolvimento e a aplicabilidades das ferramentas nos momentos exatos.
O mediador conseguiu auxiliar com técnicas, dessa forma ele conseguiu qualificar a comunicação, analisar os interesses de cada membro, criar de certa forma uma colaboração, compartilhar a decisão e conduzir o grupo até o seu objetivo final.
Porém, uma sensação que me restou ao final foi a de que os personagens se distanciaram do ponto central da escolha, elegendo o que seria preso com base nas emoções negativas que afloraram no momento (já que, além de afastarem um sócio fundamental à empresa, também o colocaram em uma posição de comando que sabiam que este não exerceria tão bem).
Assim, mesmo ao final não havendo mais a necessidade de que um deles assumisse os crimes da empresa, o processo de escolha parecia ter sido tão conturbado que o fechamento do filme levanta a dúvida sobre se eles ainda seriam capazes de seguir trabalhando juntos.
...