O FILME “PONTO DE MUTAÇÃO” TEM TRÊS PERSONAGENS PRINCIPAIS
Por: Gabriella Ruckl • 24/6/2020 • Trabalho acadêmico • 372 Palavras (2 Páginas) • 791 Visualizações
O filme “Ponto de Mutação” tem três personagens principais: um político, um poeta, e um cientista.
O político, é um senador e ex-candidato a presidência da República. O poeta, um professor de literatura e escritor. O cientista é especialista em física. Os três personagens conversam sobre temas variados, cada qual atribuída na visão de cada personagem.
A visão política, a visão romancista e a visão científica. O poeta e o político, vivendo cada um a sua realidade, estão em conflito. O terceiro personagem quer ficar sozinho, para fugir das consequências das suas ações. Ao enxergarem apenas a sua realidade, eles preferem manter contato com pessoas que podem ser influenciadas, seja na política, na ciência ou na vida.
O pensamento cartesiano e mecanicista realmente foi muito importante para os avanços nos séculos passados. Mas que agora, trouxe resultados que não são benéficos, por exemplo, a segunda revolução industrial, onde surgiram as máquinas a vapor, e o petróleo como fonte de energia, que desencadeou a poluição do meio ambiente que vivemos hoje.
Na abordagem sobre o papel dos mecanismos que comandam o universo, abordam a evolução do pensamento humano, desde Descartes até os dias de hoje, que, por exemplo, vemos os políticos, que são vistos como “líderes”, pensando unicamente de forma mecanicista, aplicando a forma mais simples de conduzir o povo: controlando, induzindo, prevendo.
Também é abordada a questão da ética. Políticos, no geral são bons oradores, possuem amplo conhecimento da língua portuguesa, mas governam pensando em seus próprios interesses. Como quando o cientista abandona seu país e muda-se para uma cidade da França, para viver como um refugiado, depois de ver que a sua criação, que deveria servir a sociedade e a ciência, foi usada para fins militares. Podem ser citadas de exemplos, as bombas atômicas, criadas com uma tecnologia impressionante para a época, mas que foi usada para destruir
vidas.
O filme prega a concepção de que não devemos ser individualistas, pensando somente no nosso bem, devemos ser éticos, usar o potencial que temos para o bem comum. E que também devemos preservar a natureza, pois nosso ecossistema vem sendo muito agredido. Não devemos agir como robôs. E sim como seres humanos, pensando na nossa sociedade e no futuro de todos.
...