O PODER PERSUASIVO DO SILÊNCIO E DA IMAGEM PARA A PUBLICIDADE A PARTIR DA ANÁLISE DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS NOS FILMES "MUITO ALÉM DO JARDIM" E "O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN"
Ensaios: O PODER PERSUASIVO DO SILÊNCIO E DA IMAGEM PARA A PUBLICIDADE A PARTIR DA ANÁLISE DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS NOS FILMES "MUITO ALÉM DO JARDIM" E "O FABULOSO DESTINO DE AMELIE POULAIN". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: franbruchado • 29/10/2013 • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 1.090 Visualizações
.APRESENTAÇÃO
O poder de persuasão e convencimento é uma característica fundamental para o exercício da publicidade e da propaganda. Neste trabalho, pretende-se identificar este atributo através da análise do comportamento dos personagens principais nos filmes “Muito além do jardim” e “O fabuloso destino de Amelie Poulain” e das possíveis relações entre os mesmos. Trata-se de duas obras cinematográficas francesas premiadas, mas pouco populares pelo estilo alternativo e aspectos culturais.
Muito além do jardim foi lançado em 1979, dirigido por Hal Ashby e estrelando Peter Selers como Chance, um homem ingênuo que passa toda a sua vida cuidando de um jardim e vendo televisão, seu único contato com o mundo. Ele nunca entrou em um carro, não sabe ler ou escrever, não tem carteira de identidade, resumindo: não existe oficialmente. Quando seu patrão morre, é obrigado a deixar a casa em que sempre viveu e, acidentalmente, é atropelado pelo carro de um grande magnata que se torna seu amigo e chega a apresentá-lo ao Presidente. Paralelamente a saúde do seu amigo que o atropelou está crítica e sua esposa se apaixona por Chance. Curiosamente, tudo dito por Chance ou até mesmo o seu silêncio é considerado genial.
O Fabuloso Destino de Amelie Poulain foi lançado em 2002 e dirigido por Jean-Pierre Jeunet. Este longa metragem conta a história da inocente Amelie (Audrey Tautou) que, após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo. Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor e consegue vivê-lo mesmo com todas as suas inseguranças. Esta obra é rica em semiótica e inspirou, inclusive, produções comerciais.
1. PROBLEMATIZAÇÃO
Que relações existem entre Amelie Poulain e Chance, dois personagens que comunicam muito pouco verbalmente, mas possuem grande poder de convencimento com atitudes autênticas, ingênuas e por meio do silêncio também? Chance, por exemplo, se comunica com o silêncio e isso o faz parecer dotado de uma inteligência fora do comum diante de pessoas com vivências completamente diferentes das que ele experimentou.
A partir das conclusões obtidas através desta análise, qual a importância dessas características persuasivas para a construção de uma obra publicitária (com fins comerciais) ou de propaganda (com fins ideológicos)?
3.OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Identificar a influência do poder de persuasão para a ação publicitária e propagandista por meio da observação da conduta dos personagens principais dos filmes citados anteriormente e as relações possíveis entre ambos.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Definir os conceitos que servirão de base para a realização deste trabalho a respeito das palavras-chave: persuasão; linguagem; linguagem verbal e não verbal; semiótica; cinema; publicidade; propaganda; poder; poder de persuasão; cultura; silêncio; imagem.
b) Descrever o cinema como mídia e a imagem como fonte rica de cultura, inspiração e conteúdo para a publicidade e a propaganda.
c) Analisar o comportamento dos personagens e o mundo (cenário) em que eles vivem e suas influências.
d) Chegar a uma conclusão concisa e coesa em relação à análise proposta.
4. JUSTIFICATIVA
A relevância do tema proposto se explica na necessidade básica de convencer que todas as atividades envolvidas direta e indiretamente na construção de um trabalho publicitário possuem.
O que motivou a autora deste projeto a escolher os filmes “Muito além do jardim” e “O fabuloso destino de Amelie Poulain” para a referida análise foi seu interesse pessoal pelas obras, apresentadas a ela e estudadas durante a faculdade. Além disso, os longas-metragens apresentam personagens, histórias e cenários peculiares, atribuindo um viés de exclusividade e servindo de inspiração para o profissional criativo.
METODOLOGIA – MÉTODO ANALÍTICO E DEDUTIVO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
CRONOGRAMA – PESQUISA, ORIENTAÇÕES, ENTREGA, BANCA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS – APENAS REFERÊNCIAS
1.2. Silêncio fundador e política do silêncio (silêncio constitutivo e local)
Orlandi (2007) apresenta uma concepção inovadora acerca do silêncio. Se antes ele era
visto apenas por sua relação com a parte sonora da linguagem e entendido simplesmente
como a ausência de palavras, será agora considerado elemento indispensável à
constituição
...