Análise Da Tipologia De Ação Social Dos Personagens Do Filme "O Último Samurai"
Exames: Análise Da Tipologia De Ação Social Dos Personagens Do Filme "O Último Samurai". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruw • 25/8/2014 • 723 Palavras (3 Páginas) • 861 Visualizações
Ação Social segundo Max Weber
Para Max Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais (VILELA).
Ação social é todo comportamento cuja origem depende da reação ou da expectativa de reação de outras partes envolvidas. A ideia central da ação social é a existência de um sentido na ação: ela se realiza de uma parte (agente) para outra. É uma atitude sobre a qual recai ao menos um desejo de intercâmbio, de relacionamento. Como toda relação social, é determinada não só pelos resultados para o agente, mas também pelos efeitos (reais ou esperados) que pode causar ao outro (ALGO SOBRE).
Segundo o Professor Renato de Oliveira, Max Weber apresentou, entre seus trabalhos, uma classificação dos tipos de ação social, de acordo com os motivos que a geram. São eles:
(1) ação estratégica ou ação racional com respeito a objetivos: toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado, através da escolha dos melhores e quaisquer meios;
(2) ação racional com relação a valores: atitudes que envolvem um planejamento orientado pelos princípios do agente, sejam estes éticos, religiosos, políticos ou estéticos;
(3) ação tradicional: a realização se deve a um costume ou um hábito enraizado;
(4) ação afetiva ou emocional: a conduta é movida por sentimentos do agente pelo seu(s) interlocutor(es), tais como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja, medo etc.
Análise dos personagens do filme “O Último Samurai”
Nas páginas seguintes faremos uma análise dos personagens do filme “O Último Samurai” e classificaremos suas ações segundo Max Weber.
1- Ação Estratégica
Assistindo ao filme, podemos identificar que o personagem Omura é o que mais se encaixa nessa tipologia. Guiado pela ganância, Omura convence o Imperador a contratar generais e engenheiros vindos de várias partes do mundo ocidental para treinar e equipar o exército japonês contra os Samurais. Katsumoto, líder dos Samurais, defendia uma modernização sem prejudicar a cultura e tradição japonesas, entretanto, Omura já defendia a modernização total sem respeito à tradição e, para alcançar esse objetivo, queria eliminar os Samurais a todo custo.
2- Ação racional com relação a valores
Os personagens Katsumoto e Nobutada representam bem essa tipologia de ação social, pois agiam de acordo com os seus valores. Katsumoto e seu filho, Nobutada, deram a vida para defender suas tradições e ideais. A honra era a moral básica para esses Samurais e defender suas raízes e tradições era uma questão de honra, por este motivo Nobutada fez questão de morrer lutando, e Katsumoto decidiu tirar a própria vida quando viu que havia sido derrotado, que havia perdido sua honra.
Nathan, após conhecer a cultura dos Samurais, acaba se encontrando, encontrando sua honra e seus valores, percebe as atrocidades que havia cometido no passado e passa
...