O Fake News
Por: Lyll2024 • 11/10/2024 • Trabalho acadêmico • 3.264 Palavras (14 Páginas) • 31 Visualizações
ATIVIDADE FAKE NEWS
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO............................................................................................03
FAKE NEWS................................................................................................04
O AVANÇO DA TECNOLOGIA ..................................................................07
FAKE NEWS NA CONTEMPORANEIDADE .............................................09
CONCLUSÃO..............................................................................................14
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA................................................................15
INTRODUÇÃO
Todos os avanços conquistados pela internet proporcionaram inúmeros benefícios à humanidade, mas ao mesmo tempo trouxeram alguns danos a esta, como notícias falsas disseminadas no âmbito das redes sociais digitais, sem a menor consciência moral ou falta de ética. A situação problema deste artigo são as fakes news nas redes sociais digitais e suas consequências à sociedade. A hipótese é que as fakes news causam prejuízos às pessoas e, não raro, suas famílias. Objetiva-se com a presente pesquisa investigar de que forma as fake News influenciam negativamente a vida em sociedade. A relevância e importância deste trabalho é despertar a sociedade para a consciente utilização da internet e das redes sociais digitais, transformando-as em instrumento de edificação e veículos de notícias que está com a conformidade com os fatos ou com a realidade, sendo úteis e positivas.
FAKE NEWS
"A milênios pensadores se perguntam o que é verdade, essa frase foi feita de Pilatos a Jesus e ele não respondeu".
A era dos dados está cada dia crescendo mais mediante a uma indústria que claramente violam intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas que está expressa na constituição art. 5.º, inciso X da CF; aos serviços digitais tanto como redes sociais.
A tecnologia está avançando exponencialmente, nossa geração a cada dia está com mais informações e novidades que nos deixam dependentes como se fosse uma droga gerando dopamina e nos tirando da escassez; se não estamos pagando pelo produto somos o produto vendido.
Devidos as fáceis violações vividas o que vem crescendo são as Fake News que estão atingindo de forma agressivas, em estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT aponto que Fake News se espalha seis vezes mais rápidos do que a verdade então qualquer notícia proliferada de forma equivocada nos traz inverdades. Assuntos polêmicos como do tão falado caso da empresa Cambridge Analytica que combinava mineração com análise de dados para o processo eleitoral entre Donald Trump pelo Partido Republicano e Hillary Clinton pelo Democrata que foi um escândalo de informações gerando um grande alvoroço devido a vitória de Trump que ao olhos de muitos foi mediantes postagens prol a sua candidatura e as falsas contra Hillary; outro caso bastante comentado porém nacional foi devido ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016 que na semana do processo 3 das 5 notícias mais compartilhadas eram falsas.
As fakes News já existiam bem antes da internet, faz parte da sociedade onde hoje existe escritórios de especialistas no assunto, é possível contratar protesto de aluguel através de perfis falsos ou não que chegam de forte ilimitada pois a internet alcança a todos. A mentira pública é motivo de poder para desmoralizar um grupo no poder ou atacar um membro do poder, a calunia é uma arma forte para destinar outra pessoa.
Para esta análise e classificação utilizo como método os 7 Tipos de Desinformação, inspirado na classificação feita por Wardle e Derakhshan (2017), para quem o termo fake News é inadequado, ambíguo e simplista para descrever o fenômeno da produção, difusão e consumo de uma gama variada de informações e não dá conta tanto da natureza quanto da escala do problema:
Há, sem dúvida, a menção à política dentro das explicações porque ela atravessa o tema aqui estudado.
(a) Manipulação do Conteúdo: quando a informação ou imagem genuína é manipulada para enganar;
(b) Conteúdo Fabricado: conteúdo novo que é 100% falso, criado para ludibriar, prejudicar;
(c) Falsa Conexão: quando manchetes ilustrações ou legendas não confirmam o conteúdo;
(d) Falso Contexto: quando o conteúdo genuíno é compartilhado com informação contextual falsa;
(e) Conteúdo Enganoso: uso enganoso de informações para enquadrar uma questão ou um indivíduo;
(f) Sátira ou Paródia: nenhuma intenção de prejudicar, mas tem potencial para enganar;
(g) Conteúdo Impostor: quando fontes genuínas são imitadas.
O CNJ está com uma campanha "#FakeNewsNão" para orientar e combater o avanço de notícias falsas e distorcidas, usadas como teoria de conspiração por gentes de má índole, segundo o G1 “grupos no app TELEGRAM violam leis e abrigam negociações de drogas, armas, pornografia infantil e outros crimes”, tais como:
(a) estelionato;
(b) propaganda neonazista;
(c) venda de notas de dinheiro falas;
(d) falsificação de documentos e de certificados de vacinação contra a Covid-19.
A única forma de combater as Fake News é com informações verdadeiras e orientando a sociedade dos malefícios causados por esse ato criminoso!
O meio de regularização é está em andamento pela Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) que tem como dever de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, além desta regulamentação existe outras formas que acredito que seria um meio bastante interessante a ser cogitado, segue abaixo:
(a) Governança algorítmica;
(b) Autorregulamentação regulada;
(c) Opção para baixar termos de uso;
(d) Direito de aceitar somente o que desejar;
(e) Ferramenta de conhecimento.
Como escapar de notícias falsas?
Para se proteger contra as fakes News, verifique sempre as informações recebidas e certifique-se da veracidade da notícia antes de compartilhar. Na dúvida, não compartilhe.
Siga as nossas dicas:
- Títulos sensacionalistas ou milagrosos? Tenha dúvida, geralmente são feitos para acumular cliques e não necessariamente passar veracidade. Procure as informações em outros veículos, especialmente aqueles que você já conhece e confia.
...