O JARDINEIRO FIEL
Por: Luciene Rocha • 16/9/2015 • Resenha • 797 Palavras (4 Páginas) • 878 Visualizações
O JARDINEIRO FIEL
São Paulo – SP
2014
O JARDINEIRO FIEL
SÃO PAULO- SP
2014
Sinopse: O Jardineiro fiel, diretor, Fernando Meireles. O filme tem como personagens principais Tessa médica atuante no tratamento da tuberculose, uma ativista e defensora dos direitos humanos e Justin, um diplomata inglês, eles se conheceram em um congresso onde surge um romance e por fim a união do casal, onde Justin com proposta de trabalho muda com sua esposa estabelecendo domicílio no Quênia. A história parte em busca de respostas ao assassinato da esposa, A médica atuante no tratamento da tuberculose ao povo da Áfricano. Ao chegar, começa a não encontrar resposta aos seus questionamentos, onde começa a investigar encontrando grande desumanidade, devido a essa descoberta acaba assassinada e por fim seu marido.
Os Africanos portadores do vírus HIV, e da tuberculose se submetem a ser cobaias com a esperança de cura, a precariedade da saúde pública na África. As Indústrias farmacêuticas testa estes medicamentos, visando lucro de bilhões no futuro.
O filme é retratado com o descaso na área da saúde e o desrespeito com o homem, onde as pessoas são cobaias sem que saibam, as Indústrias farmacêuticas apenas visam o lucro não se importando com as vidas em questão.
Os cientistas e as indústrias de laboratórios farmacêuticos em suas pesquisas e aplicações, não levam a sério, porque para retornar a droga para os laboratórios e aperfeiçoar os medicamentos, o custo seria muito elevado e os prejuízos de capitais onde os lucros obtidos são da exploração da vida humana. O desenvolvimento de tecnologias avançadas para pesquisar a origem e o tratamento de doenças, o desenvolvimento e registro de patentes, a indústria farmacêutica interage de forma silenciosa. Graças a importantes pesquisas, foi descoberta a penicilina e inúmeros remédios e vacinas para um sem número de doenças.
A violação dos direitos humanos aos povos dos países pobres, no caso os quenianos, e, de outro, a os interesses econômicos e a cegueira dos que possuem o poder de decidir.
Nesse filme visa denunciar os crimes contra os direitos humanos praticados por grandes laboratórios farmacêuticos, a ajuda humanitária, implica numa atitude política fortemente comprometida que envolve a éticas onde retrata a corrupção das políticas.
As empresas, em nome da ganância e pelo enriquecimento ilícito, das aplicações financeiras onde milhões de pessoas vivem abaixo da miséria. Fato este que as indústrias de medicamentos e suas grandes distribuidoras espalhadas pelo mundo são as mesmas que produzem e disseminam agentes devastadores que causam as doenças, onde os medicamentos fornecidos por si com a expectativa de cura, se ironizam pelo mundo sem fronteiras. Para a economia, a saúde não constitui uma questão de bem-estar, mas sim uma oportunidade de lucro. No filme, um medicamento que combateria a tuberculose, sendo distribuído gratuitamente aos africanos. Onde o motivo relevante era efeitos adversos, o laboratório utilizava da população africana como suas cobaias, vários indivíduos morreram em decorrência do uso do medicamento.
...