O Macro Desafio de Criminologia
Por: Dante b.cunha • 28/3/2017 • Dissertação • 288 Palavras (2 Páginas) • 302 Visualizações
Macro desafio de Criminologia
A falta de condições financeiras, ou a baixa escolaridade, são alguns dos fatores quem podem influenciar um indivíduo a tender ao crime. Por este motivo, as classes sociais mais oprimidas são constantemente afetadas pelo controle social.
De acordo com a Escola Sociológica, o indivíduo é influenciado pelo meio em que vive. Essa teoria explica o porquê das classes mais baixas, ou excluídas, serem mais submetidas ao controle social do que as classes privilegiadas, pois estas possuem certas regalias que afastam o sujeito do crime e dão a ele condições de distinguir o que é certo e errado moralmente. Pode-se citar como exemplo de privilégio: o acesso a escolas privadas; boa condição financeira, o que livra o jovem do trabalho infantil e mantém-no focado integralmente a formação acadêmica. Já nas classes menos favorecidas, os indivíduos, desde a sua formação, encaram um choque com a realidade, e logo cedo são obrigados, muitas vezes, a trabalhar e sustentar suas famílias, não restando tempo para uma educação acadêmica e moral da pessoa.
Porém, de acordo com a Escola Positiva, se eliminássemos a causa, eliminar-se-ia o problema. Brevemente, pode-se dizer de modo prático que se os problemas na educação, na saúde, na moradia e em outras esferas públicas fossem sanados, o crime se dissolveria. Pensa-se então, que é de responsabilidade do Estado garantir as necessidades básicas aos menos favorecidos e por consequência, acabar com o crime.
Por fim, por estas e outras razões o controle social se aplica mais aos menos favorecidos, pois as elites naturalmente já são blindadas contra o crime, ou pelo menos a maioria delas, enquanto as minorias usam o delito como forma de sobrevivência.
Dante Bleggi Cunha, 03 de fevereiro de 2017.
Centro Universitário São Lucas, 1° semestre Direito.
...