O Positivismo
Por: Everson Junior • 13/5/2018 • Relatório de pesquisa • 598 Palavras (3 Páginas) • 319 Visualizações
O Positivismo
(O nascimento da sociologia)
Século XVIII e XIXI onde o cientificismo estava em evidência: Total poder da razão, explicação do mundo físico e social. Nesse momento existia um predomínio das ciências naturais.
- Razão é dona da verdade e não mais a fé.
- Método científico para organizar as ideias da razão
- Revolução industrial e positivismo fortaleceram o movimento
Características do cientificismo:
- Legitimação do empírico, ou seja, a experimentação deveria ser constatada.
- Método científico, o conhecimento seguro e organizado – “Ordem e progresso”
- Ciência dialoga com a técnica, a aplicação da ciência na sociedade e agregação de conhecimento científico à um produto.
Os frutos do cientificismo:
- A ciência é inquestionável
- Secularização (Materialismo histórico – Marx)
- Crise da ciência (Quando ela deixa de explicar tudo que faz parte da vida do homem)
Augusto Comte (1798 – 1857) “O Pai da sociologia”
Era considerado o fundador da filosofia Positiva ou Cientificista. Em 1842 Comte lança sua obra “Curso de filosofia positiva”
Comte acreditava na teleologia (Estudo do fim) e progresso, ou seja, acreditava que a história caminhava em direção ao progresso onde um dia tudo seria explicado pela ciência (Estado de perfeição – O que é uma visão eurocêntrica questionada hoje em dia pelos estudiosos). Com isso, elencou a evolução da razão em três estados: Teológico, Metafísico e Positivo.
Teológico – A razão é explicada através da religião, era o modo das sociedades mais antigas explicarem sua existência e do todo.
Metafísico – Depois do iluminismo e revolução francesa. Nesse momento a razão tem um grande desenvolvimento. No entanto, segundo Comte, a razão ainda está presa ao mundo metafísico e por isso não consegue ser exata e clara (Ideia de direitos naturais e etc.)
Positivo – Século XIX. Agora sim a ciência busca somente a lógica e não existem espaços para os subjetivismos como as emoções e pensamentos (Não haveria mais religiões ou mesmo a filosofia – Teríamos apenas um pensamento técnico e pragmático que não erra, não especula, absoluto). O mais alto grau de evolução da razão.
Essa etapa positiva da sociedade perfeita, na visão de Comte, seria da seguinte forma:
- Domínio da ciência e da indústria (Essa era uma época de Revolução Industrial)
- Expulsão dos políticos “metafísicos” (Que debatem e etc.)
- Deveríamos ser governados por uma ditadura republicana (Res – coisa pública; voltada para o bem comum) tecnocrática (Homens ligados a ciência).
- Ensino laico, público, gratuito e universal.
OBS: A visão dele não era mundial e sim eurocêntrica, ou seja, suas teorias apenas se encaixariam na sociedade europeia. Sobretudo, seu pensamento influenciou vários outros países fora da Europa como o Brasil, nossos militares que proclamaram a república eram positivistas e nossa bandeira carrega o lema positivista “Ordem e Progresso”
O Positivismo foi a primeira área da ciência a pensar a sociologia de maneira sistemática, Comte então chama a sociologia de “Física Social”. A maneira sistemática seria:
...