O ROTEIRO PARA ENTRADA E PROTOCOLOS
Por: Arcenio da Silveira • 10/2/2017 • Trabalho acadêmico • 1.407 Palavras (6 Páginas) • 235 Visualizações
ROTEIRO PARA ENTRADA E PROTOCOLOS DE PROJETOS DE PESQUISA À COMISSÃO DE ÉTICA EM PESQUISA DA FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES - FUG
Com a finalidade de orientar os pesquisadores na preparação dos Protocolos de Pesquisas dos Projetos a serem submetidos à Comissão de Ética em Pesquisa da Faculdade União de Goyzes (CEP-FUG), recomenda-se a leitura prévia das Resoluções 196/96 e 251/97 do Conselho Nacional de Saúde / Ministério da Saúde, a fim de conhecerem e colocarem em prática as normas e as exigências observadas pela CEP-FUG.
Os Protocolos de Pesquisas dos Projetos devem conter detalhes suficientes que permitam aos membros da CEP-FUG o entendimento pleno da pesquisa proposta para a devida análise das implicações éticas na execução do projeto. Para tanto, ao ser protocolado o projeto na CEP-FUG, ele deve conter os fundamentos teóricos da pesquisa, as informações relativas aos sujeitos da pesquisa, as instituições envolvidas e a qualificação dos pesquisadores responsáveis e seus auxiliares, ou seja, o curriculum vitae de cada um deles. A redação do Protocolo de Pesquisa deve ser em português, mesmo no caso dos projetos multicêntricos ou desenvolvidos em outros países. As informações devem ser claras, concisas e não repetitivas. Os Protocolos de Pesquisas dos Projetos devem contemplar todas as orientações contidas neste roteiro, a fim de serem protocolados no sistema da CONEP e, posteriormente, submetidos à CEP-FUG para avaliação.
Os Protocolos de Pesquisas dos Projetos serão aceitos na Secretaria da CEP/FUG em 02 (duas) vias (original e 1 cópia), uma cópia em CD-rom, contendo a seguinte documentação, organizada na ordem em que se apresenta:
- Carta de encaminhamento
- Formulário de encaminhamento
- Protocolo de Pesquisa
- Folha de rosto da CONEP
- Declaração de qualificação assinada pelo coordenador do curso (em caso de acadêmico)
- Termo de compromisso do orientando
- Termo de compromisso do orientador
- Orçamento financeiro detalhado
- Termo de consentimento livre e esclarecido
- Autorização da Instituição onde a pesquisa será realizada
- Projeto de pesquisa com cronograma detalhado
- Instrumento de coleta de dados
- Currículo dos pesquisadores (para não tem o CV LATTES)
- Cópia dos documentos em CD-ROM
1
Os seguintes itens são imprescindíveis aos Protocolos de Projetos de Pesquisas submetidos à CEP-FUG:
- FOLHA DE ROSTO
Trata-se de um formulário padronizado pela Comissão Nacional sobre Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS) que deve ser completamente preenchido, datado e assinado tanto pelo pesquisador responsável quanto pela instituição sediadora da pesquisa.
- Para obter a Folha de Rosto, o pesquisador responsável deve cadastrar-se no site: http://portal.saude.gov.br/sisnep/pesquisador, registrar a pesquisa, preencher a folha de rosto, fazer a impressão e anexá-la ao projeto. (No caso de alunos não graduados, o professor orientador deverá figurar como pesquisador responsável).
- Após o preenchimento dos dados solicitados pelo sistema, imprimir a folha de rosto, assiná-la no campo “pesquisador responsável” e providenciar a assinatura do representante legal da instituição responsável pela pesquisa (Exemplo: direção da escola ou coordenação de curso ao qual a pesquisa esteja vinculada. No caso de pesquisa advinda de outra instituição, assinatura do responsável legal pela promoção da pesquisa).
- CAPA
- Título do Projeto;
- Nome(s) completo(s) do(s) pesquisador(es) e orientador(es) (se houver) acompanhado de sua maior titulação acadêmica;
- Finalidade: Exemplos: Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Pesquisa Acadêmica, Pesquisa de Iniciação Científica, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso e outros;
- Local onde será realizado (Instituição, Unidade, Subunidade, Setor);
- Patrocinadores (se houver);
- Data de apresentação (ou reapresentação) ao Comitê de Ética em Pesquisa da FUG.
- PRIMEIRA PÁGINA
Relacionar os pesquisadores e orientadores
- Nome, função, local de trabalho, e-mail, endereço e telefones para contato, de cada um dos pesquisadores e dos orientadores;
- Assinaturas de cada um em todas as cópias desta página, e rubrica em todas as demais páginas do projeto.
- ASPECTOS ÉTICOS DA PESQUISA
Análise crítica de quaisquer riscos ou prejuízos para os sujeitos da pesquisa (possibilidade e gravidade), e compromisso em cumprir as exigências da Resolução 196/96 e outras normas e resoluções da CONEP..
- RESUMO INFORMATIVO
Apresentar um resumo de apenas uma página, com até 500 palavras, destacando os objetivos, a metodologia, a análise de dados e os resultados esperados do projeto. Não enumerar em tópicos, dividir em parágrafos ou acrescentar referências bibliográficas.
- SUMÁRIO
Relacionar todos os itens e subitens indicando o número da página em que cada um começa. A numeração se inicia no item INTRODUÇÃO ou ANTECEDENTES NA LITERATURA. Devem ser utilizados algarismos arábicos. ANEXOS devem ser incluídos no índice e suas páginas numeradas em seqüência.
- ANTECEDENTES NA LITERATURA
Relatar o estado atual do conhecimento sobre o assunto através de revisão bibliográfica. Não precisa ser exaustiva, porém deve conter os antecedentes na literatura científica e informações/resultados que justifiquem a pesquisa.
- JUSTIFICATIVA
Explicar a relevância do estudo proposto, destacando as repercussões científicas, médicas e/ou sociais esperadas. Vale lembrar que a justificativa está relacionada com os benefícios esperados e com as conseqüências do conhecimento advindo da pesquisa (para os sujeitos da pesquisa e para a ciência em geral).
- OBJETIVOS
Enunciar o objetivo geral e os específicos do estudo.
- HIPÓTESES
Explicitar as hipóteses do estudo (uma para cada objetivo específico) que serão testadas pelas etapas experimentais (geralmente resultam na revisão bibliográfica).
...