O Relatório - Sergio (Diplomata)
Por: Matheus Capaccia • 28/5/2020 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 138 Visualizações
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Docente: Marcelo Nogueira
Aluno: Matheus Rosendo da Silva Capaccia
Matrícula: 20142100428
Relatório: Filme – Sergio
O filme proposto é baseado no livro “O homem que queria salvar o mundo’’ e estrelado por Wagner Moura, que trás a historia do brasileiro Sergio Vieira de Mello, nascido no Rio de Janeiro e que ocupava o cargo de alto comissário da ONU junto aos Direitos Humanos, quando morreu em um atentado à sede das Nações Unidas em Bagdá, no Iraque.
Sergio atuou por quase 30 anos na ONU em crises humanitárias em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique, Camboja, trabalhando com refugiados em contextos de guerra e entre 1999 e 2002, Sérgio liderou a missão que acompanhou a transição do Timor Leste para a independência.
Em 2003, após a queda de Saddam Hussein no Iraque, Sergio foi abordado para supervisionar as operações no país. No começo ele não estava entusiasmado por conta da guerra, mas acabou cedendo pela pressão do governo americano.
No mesmo ano, enquanto atuando como representante oficial do Secretário-geral das Nações Unidas para o Iraque, buscando solucionar o violento conflito que assolava o país, Sérgio foi vítima de um ataque fatal de um caminhão suicida à sede da ONU em Bagdá. A Al-Qaeda assumiu a responsabilidade e também confirmou que o alvo era o próprio Sergio, isso devido ao seu envolvimento na liberdade de Timor Leste que não foi bem recebido por eles.
A morte de Sergio foi uma grande perda para a ONU. Ele era um ativo insubstituível para a organização, e também se acreditava que ele era o melhor candidato a ser o sucessor de Kofi Annan como secretário-geral da Organização das Nações Unidas.
O filme nos mostra a memoria e o legado de um herói que trabalhou em diversas missões ao redor do mundo, transmitindo ideias às causas humanitárias e cultivando valores de paz, tolerância, cooperação e projetos a favor da democracia em locais dominados pela violência e repressão, assim, deixando as lições que sua vida inspira sempre trarão a esperança de um mundo melhor.
...