O TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
Por: Hsjeieididdjdjdj • 28/11/2018 • Bibliografia • 899 Palavras (4 Páginas) • 178 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
[pic 1]
TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO
(título central em negrito)
Prof. Dra. Michelly Patrícia s. de Almeida Fógia
(componentes do grupo)
Goiânia, 25 de novembro de 2009.
(data)
SUMÁRIO
1) TÍTULO: (Explicitar o problema resolvido através da experiência realizada)
2) INTRODUÇÃO: (Objetivo, Método e Princípios Fundamentais)
3) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL: (Descrever, passo a passo, a realização; usar forma impessoal na voz passiva e no passado; especificar claramente cada equipamento utilizado)
4) RESULTADOS E CONCLUSÕES: (Colocar os dados coletados; Cálculos realizados; Discutir resultados obtidos; Apontar possíveis explicações para o observado; Apontar possíveis causas de erro(s))
5) REFERÊNCIAS: (Utilizar preferencialmente as normas preconizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Para cada tipo de fonte (livros, artigos, cd, dvd, periódicos, etc) existe(m) norma(s) ABNT)
Introdução
A água é, inegavelmente, o constituinte inorgânico mais abundante e fundamental para as espécies vivas. É responsável pela manutenção da vida no planeta. Daí a intensa preocupação com a qualidade e a manutenção para tal espécie química. Os dados preocuparam além da comunidade científica: do total de água presente no planeta, apenas 0,8% é de águas doces, dessas, 3% encontram-se na superfície e já grande parte dessas encontram-se contaminadas (SPERLING, 1996). Atenção para a referência bibliográfica ao final, nome do autor em maiúsculo, seguido do ano de publicação, tudo entre parênteses, com o ponto final depois entre parênteses.
É comum, já entre a população, se ouvir a respeito da preocupação e mobilização em torno da qualidade e recuperação das águas doces. Isto ocorre devido aos principais usos da água: abastecimento doméstico e abastecimento industrial. A relação entre o uso da água e a qualidade da mesma é direta. Lembrando que a água também é utilizada para diluição de despejos e diversos corpos de água têm usos múltiplos. Somente os usos para abastecimento doméstico e industrial e lazer exigem, em legislação competente, o tratamento prévio da água (KIK e POLMAN, 1998). Até dois autores citar os 2 nomes, mais que isso escrever o nome do principal autor seguido de et al., assim: (KIK et al., 1998).
Seguir assim, até o final da introdução....
No caso das vidrarias se quiser acrescentar imagens é na introdução, pode-se dividir a introdução, fazendo a primeira parte mais geral, depois uma mais específica.
1.1 Vidrarias de Laboratório (exemplo)
A vida depende da presença de água. O organismo humano possui cerca de 70% de água, um constituinte fundamental do meio intracelular e de fluidos extracelulares como o sangue. Uma solução em que a água é o único ou principal solvente é denominada solução aquosa.
Objetivos
- Preparar ...
- Compreender ...
- Obswervar... sempre iniciar com verbo no infinitivo.
Observe os objetivos da própria folha do relatório, como modelo, pode-se inclusive copiar parte dele.
Materiais e Métodos
- Materiais:
- Béquer de vidro
- Bastão de vidro
- Proveta de vidro de 100ml
- Água destilada
- Corante vermelho
- Álcool
- Óleo de girassol
- Metodologia
- Inicialmente adicionamos 30ml de água destilada na proveta de vidro.
- Em seguida colocamos 2 gotas do corante vermelho na água.
- Com o bastão de vidro misturamos bem, até que ficasse bem dissolvido o corante.
- Em um béquer de vidro adicionamos 10ml de álcool.
- Após despejado no béquer, pegamos o álcool e o adicionamos lentamente pela parede da proveta.
...