O Usucapião Familiar
Por: Wyasmym Castro • 21/5/2020 • Artigo • 2.399 Palavras (10 Páginas) • 263 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO MONTES BELOS
WYASMYM DE CASTRO COSTA
PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GO
2020
WYASMYM DE CASTRO COSTA
USUCAPIÃO POR ABANDONO DO LAR:
SEUS REFLEXOS NO ÂMBITO JURÍDICO
Projeto de Pesquisa Científica apresentado à Banca de Qualificação da turma B9/DN do Curso de Direito do Centro Universitário Montes Belos, de São Luís de Montes Belos, Goiás, a ser utilizado como diretriz na elaboração do correspondente Artigo Científico, exigido como requisito parcial para a obtenção do certificado de Bacharelado em Direito, sob a orientação da Professora, Mestra Dinair Flor de Miranda, Orientadora de Trabalhos de Curso I e II.
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GO
2020
1. Introdução
Este Projeto de Pesquisa Científica, exigido como requisito parcial para a obtenção do certificado de Bacharelado em Direito da Faculdade Montes Belos, tem como escopo traçar as diretrizes que servirão de base para a elaboração do correspondente Artigo Científico, o qual será desenvolvido no curso da disciplina Trabalho de Curso II, durante o semestre vindouro, e trará como título “usucapião por abandono de lar”.
Para tanto, o presente Projeto compõe-se dos elementos jurídicos a respeito do tema, jurisprudências e doutrinas sobre o presente escopo. Assim, os requisitos para a propositura da ação de usucapião por abandono de lar serão abordados a seguir.
2. Justificativa
A pesquisa científica se justifica mediante as várias formas de interpretação da Lei nº 12.424 de 16 de junho de 2011, que surgiu para garantir direito à moradia para os ex-cônjuges ou ex-companheiros abandonados. Pela importância da entrada desta Lei no Código Civil, e por alguns quesitos se assemelharem á outras modalidades já exigidos no usucapião.
2.1 Delimitação
O tema delimita-se mediante a seguinte abordagem:
Área: Direito de Família e Sucessões
Tema: Usucapião
Delimitação: Usucapião por abandono de lar
Título: Usucapião por abandono de lar: seus reflexos no âmbito jurídico.
2.2 Relevância
O presente trabalho científico tem sua relevância na medida em que, a partir de sua divulgação, servirá de instrumento de pesquisa para outros acadêmicos e profissionais do Direito, podendo, com isso, vir a ser uma importante ferramenta, senão de transformação de realidades, pelo menos de conscientização da sociedade.
2.3 Viabilidade
A viabilidade da presente pesquisa apresenta-se por haver inúmeros estudos científicos, tais como: doutrinas, leis, revistas e jurisprudências, além de sites eletrônicos que abordam o tema, assim como a importância da interpretação da Lei abordada e a importância dessa incrementação.
3. Roteiro provisório
Usucapião por abandono de lar ………………………………………….....……... (Página)
1. Introdução ......................................................................................................................... (...)
2. Usucapião por abandono de lar .…………...…………...................……………....…...... (...)
3. Conceito ..................................................................................................................……. (…)
4. Dos legitimados .……….........................................................................................……. (…)
5. Do imóvel a ser usucapido …………………...…...................................................……. (…)
6. Requisitos .......................................................................................................................... (...)
7. Conclusão .......................................…………….………………...................................... (...)
8. Referências ........................................................................................................................ (...)
4. Referencial teórico
Antes de adentrar o tema, é importante ressaltar o que significa o termo usucapião, que, no seu conceito jurídico, nada mais é que a aquisição de propriedade móvel ou imóvel pela posse prolongada e sem interrupção, durante o prazo legal estabelecido para a prescrição aquisitiva.
O Usucapião por abandono de lar trata-se de uma forma delimitada de usucapião, que, também encontra-se como outras denominações pela doutrina de “usucapião familiar”, “usucapião pró-família”, ou “usucapião entre cônjuges”.
Entende-se como usucapião por abandono de lar um meio de aquisição, de propriedade, de garantir o direito de moradia de pessoas que foram abandonadas pelos seus ex-cônjuges ou ex-companheiros. É um tipo de ação familiar, e não do juízo civil. ( GERMANO, Edson. 2018).
Para Flávia Mariana Mendes Ortolani existem outras formas do abandono do lar, não necessariamente abandonar aquele conviveu.
Outro ponto que merece destaque é que o abandono de lar não pode ser confundido com uma simples “separação de fato” do casal, onde o cônjuge deixa o lar conjugal, porém, continua prestando assistência à família. Para caracterizar o abandono, a fim de se fazer valer o instituto da usucapião familiar, temos que deve haver, simultaneamente, o abando do lar conjugal e o abandono familiar, pelo prazo estipulado na Lei.
...