O governo federal
Ensaio: O governo federal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DNapoli • 30/9/2014 • Ensaio • 557 Palavras (3 Páginas) • 565 Visualizações
4) “O Governo Federal vai apresentar ao Congresso. A mudança, que vai se aplicar às contas com saldo acima de R$ 50 mil e vai valer a partir de 2010, permitirá a tributação através do Imposto de Renda”. O Povo online. Analise a notícia acima e julgue-a:
A. A lei vai entrar em vigor no exercício financeiro seguinte, pois o Imposto de Renda se sujeita ao princípio da anterioridade tributária e não pode produzir efeitos antes de sua publicação em face do princípio da irretroatividade da lei.
B. Observando-se o critério espacial da regra matriz de incidência tributária a modificação da exação somente poderá ser exigida no ano seguinte de sua publicação ignorando-se eventuais princípios constitucionais.
C. A tributação ocorrerá antes da publicação da lei em face do interesse público desta norma.
D. A tributação somente ocorrerá no ano seguinte de sua publicação em respeito ao princípio de reserva à Lei Complementar.
E. O Imposto de Renda tão-só se sujeita ao princípio da anterioridade nonagesimal, assim a modificação somente poderá ser exigida 90 dias após a sua publicação.5) Com referência aos princípios constitucionais tributários assinale a alternativa correta.
I. O princípio da irretroatividade exige lei anterior ao exercício financeiro no qual o tributo é cobrado;
II. O princípio federativo determina é vedado à União instituir tributo que não seja uniforme em todo o território nacional, ou que importe distinção ou preferência em favor de determinado Estado ou Município;
III. A Constituição Federal consagra o princípio da irretroatividade tributária estabelecendo que "É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado".
A. Estão corretas as afirmativas I, II e III.
B. Estão corretas as afirmativas II e III.
C. Somente corretas as afirmativas I e II.
D. Somente corretas as afirmativas I e III.
E. Todas as afirmativas estão incorretas.
6) A respeito da interpretação e da integração da legislação tributária, é INCORRETO afirmar:
A. Na ausência de disposição expressa para a interpretação de lei tributária, a autoridade competente poderá utilizar a analogia, os princípios gerais de direito tributário, os princípios gerais de direito público e a equidade.
B. A lei tributária não pode alterar a definição, o conteúdo e o alcance de institutos, conceitos e formas de direito privado.
C. Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre suspensão ou exclusão do crédito tributário.
D. Interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha sobre dispensa do cumprimento de obrigações tributárias acessórias.
E. Em hipótese alguma uma norma tributária que defina infrações pode ser interpretada da maneira mais favorável
...