O homem como beneficiário do salário maternidade
Por: Priscila William Lima • 12/5/2016 • Trabalho acadêmico • 6.810 Palavras (28 Páginas) • 327 Visualizações
FACULDADE DE DIREITO DE VARGINHA – FADIVA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE VARGINHA – FUNEVA
DECRETO Nº 68.179 DE 08/02/1971
PRISCILA DE PAIVA TOLEDO
ANÁLISE DO DIREITO QUE ASSEGURA PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA AO CONTRIBUINTE: o homem como beneficiário do salário maternidade
VARGINHA - MG
2015
PRISCILA DE PAIVA TOLEDO
ANÁLISE DO DIREITO QUE ASSEGURA PROTEÇÃO PREVIDENCIÁRIA AO CONTRIBUINTE: o homem como beneficiário do salário maternidade
Projeto de pesquisa apresentado à Coordenação do Núcleo de Pesquisa e Trabalho de Curso da Faculdade de Direito de Varginha.
Desenvolvimento de uma investigação sobre o homem como beneficiário do salário maternidade.
Professor Orientador: Prof. GUSTAVO CHALFUN
VARGINHA - MG
2015
SUMÁRIO
1 Introdução .........................................................................................
2 Tema .................................................................................................
2.1 Subtema/Título ..............................................................................
3 Objetivos ...........................................................................................
3.1 Gerais ............................................................................................
3.2 Específicos ....................................................................................
4 Justificativas .....................................................................................
5 Formulação do Problema .................................................................
6 Hipóteses ..........................................................................................
8 Metodologia ......................................................................................
9 Revisão de literatura ........................................................................
10 Cronograma ...................................................................................
11 Referências bibliográficas ..............................................................
RESUMO: O salário maternidade representa um beneficio de prestação continuada de curta duração. Este benefício visa proteger o infante, além de promover o fortalecimento dos laços familiares entre os mesmos. O presente trabalho tem como objetivo promover uma análise do direito que assegura proteção previdenciária ao contribuinte, especificamente no que se refere o homem como beneficiário do salário maternidade. A metodologia utilizada correspondeu a revisão de literatura. Atentou-se que lei 12.873/2013 assegura ao contribuinte do sexo masculino o direito ao benefício previdenciário salário maternidade. No entanto, essa mesma legislação excluiu o pai natural do novo ordenamento jurídico, uma vez que permite a concessão somente nos casos de adoção e união homoafetiva. Mesmo promovendo as devidas adequações na realidade dos membros familiares, a legislação ainda carece de verdadeiro tratamento de isonomia, uma vez que este benefício deveria ser extensivo a todos os contribuintes do sexo masculino, independentemente dos casos em que a nova lei recomenda o direito ao benefício salário maternidade.
Palavras-chave: Prestação continuada. Infante. Laços familiares.
1 INTRODUÇÃO
O salário e licença maternidade constitui um dos diversos benefícios concedido ao segurado pelo Regime Geral da Previdência social cuja principal finalidade é promover a proteção das crianças, da paternidade, maternidade e da família. Este auxílio era exclusivo de assegurada por conta de nascimento de filho, bem como a mãe adotiva.
Sendo um benefício que assegura condições para o pleno desenvolvimento da pessoa em desenvolvimento, este deveria contemplar também os novos arranjos e abordagem contemporânea dos entes familiares, ampliando também aos homens que decidem adotar e às famílias em situação homoafetiva.
Os arranjos familiares atuais permitem, por exemplo, que a adoção pode ser concedida ao homem solteiro quanto à mulher solteira, além da falta de proteção ao pai que ficasse viúvo e a criança que ficasse órfão dentro período do salário maternidade, considerado de extrema proteção ao recém nascido.
Embasando-se nos dispositivos constitucionais, principalmente o relacionado com a isonomia e proteção aos membros familiares e na proteção integral a criança, instituída no Estatuto da Criança e Adolescente, o salário maternidade tornou-se tema para diversas discussões e entendimentos, fazendo com que o mesmo tenha se adequado aos novos arranjos e abordagens familiares possibilitando sua ampliação ao homem.
Diante desta temática, o presente trabalho tem como objetivo promover uma análise do direito que assegura proteção previdenciária ao contribuinte, especificamente no que se refere o homem como beneficiário do salário maternidade.
CAPÍTULO I
1.1 Algumas considerações sobre o salário maternidade
A definição a que se refere o termo salário maternidade corresponde a um benefício previdenciário. O Regime Geral de Previdência Social descreve esse benefício com os seguintes dizeres: “é devido a todas as seguradas do Regime da Previdência, sem exceção, que visa substituir a sua remuneração em razão do nascimento do seu filho ou da adoção de uma criança, pois nesse período é preciso que a mulher volte toda a sua atenção ao infante, sendo presumida legalmente a sua incapacidade temporária de trabalhar.” [1]
...