O parlamentarismo
Seminário: O parlamentarismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marselly • 21/10/2013 • Seminário • 415 Palavras (2 Páginas) • 298 Visualizações
O parlamentarismo de hoje e considerado um sistema aberto, onde qualquer cidadão pode eleger um candidato a governante do estado, cidade ou pais independente de classe social que o mesmo ocupe raça, grau de instrução, religião, sexo ou poder aquisitivo de bens.
Conforme vemos pelo decorrer dos anos, e escândalos envolvendo políticos,analisamos que o sistema adotado na década de 60, onde se exigia um mínimo de instrução para ter direito ao voto seria o mais efetivo e eficaz a ser utilizado nos dias de hoje, pois podemos perceber que os cidadoes analfabetos e mais carentes são facilmente manipulados, ou “comprados”, por candidatos que agem de má fé, oferecendo atendimentos médicos, cestas básicas, entre vários outros benefícios que são direitos básicos do ser humano.
Fazendo uma analogia entre o que dita os Direitos Humanos e a população em si, podemos observar que há uma contradição, pois os que deviam lutar ereivindicar direitos, conscientizar e oferecer o mínimo de cultura aos que não tem autonomia ou não tem acesso, por si só fazem o mauuso, e se beneficiam de uma forma errada de tal “poder”, que pelos mesmos foi lhe dado.
Se o parlamentarismo fosse empregado no Brasil não votaríamos apenas em um candidato e sim em vários partidos e coligações o que causaria mais confusão aos cidadãos, e não traria nenhuma mudança significativa ao contexto social do país, pelo contrario acredito que esse tipo de governo aliciaria mais ainda aos governantes que negligenciam a educação, e o pensamento critico que deveria ser entranhado nas ideias de pessoas comuns como eu e você, seria mais uma vez manipulado e desrespeitado.
Entretanto facilitaria a troca de pessoas em nosso governo, consequentemente um quadro de ideias novas para uma administração, dando chance a uma parte da população em participar. Não teríamos essa estabilidade governamental comoobservamos nos dias de hoje, e como citado no inicio deste debate, minimizaríamos a cota de escândalos e corrupção envolvendo políticos.
Mais todas essas mudanças só serão vistas a partir do momento em que a população tenha total compreende mento dos seus direitos e deveres, podendo exigir e lutar com armas apropriadas para que se obtenha êxito nessa batalha. Mais no sistema em que estamos inseridos, onde há uma administração doente e incapaz de observar o que acontece em sua volta, não procuram essa conscientização mais sim a cegueira dos transeuntes em prol de seus interesses pessoais. Onde esses esquecem o real motivo que foram eleitos, e estão sendopagos, cometendo um ato de injustiça e violência a nós Brasileiros.
...