TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que seria o ativismo em rede?

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2
  1. O que seria o ativismo em rede?

Nos últimos anos a internet, tem mostrado-se uma importante ferramenta na emissão e disponibilização de iformações em escala global. Como a internet é um ambiente democrático, as TIC’s[1] têm assumido um papel central na articulação dos movimentos sociais atuais, uma vez que, as mesmas proporcionam aos seus usuários autonomia para a produção e difusão de conteúdos de cunho sócio-político das mais variadas camadas populares, fazendo surgir um novo modelo de movimento social: o ativismo em rede.

O ativismo em rede possui em sua essência a mesma composição do ativismo social “tradicional”, isto é, um modo de articulação independente que visa, promover  transformações na ordem e realidade sociais vigentes. Entretanto seu meio de ação se dá no ambiente cibernético, através, principalmente, das mídias sociais. Isto posto, considerando a internet um meio que não se limita à curvatura tempo-espaço, o ativismo em rede caracteriza-se por mobilizar em um curto espaço de tempo um volume de pessoas muito superior, gerando maiores impactos, comparado ao que se alcançava nos clássicos movimentos sociais do século XX.

  1. Quais as estratégias de mobilização utilizadas pelo grupo Anonymous?

Os militantes do grupo Anonymous são em sua maioria pessoas com amplo conhecimento em informática, ou seja, hackers, que se articulam em ambiente virtual promovendo ataques de negação de serviços, roubos e vazamentos de dados - em sites de intituições públicas ou privadas - entre outras estratégias. Uma marcante característica do Anonymous é o fato não haver lideranças específicas no grupo, isto é, não há uma divisão hierárquica entre os integrantes, bem como não há também identificação de seus membros, o que denota para muitos, um forte viés anarquista. O anonimato desses ativistas pode ser visto como uma forma de despersonalizar a atuação política, visando evitar ataques da mídia que desqualifiquem ou criminalizem as ações do grupo, com base nas convições políticas ou mesmo vulnerabilidade no caráter de qualquer de seus integrantes.

  1. De que forma podemos ser manipulados na Internet?

O uso dos serviços de internet, pressupõem o registro de um conjunto de dados e impressões pessoais deixadas por seus usuários. Esses registros vêm sendo utilizados de forma indiscriminada e com objetivos escusos por diversas intituições. A partir desses dados tais organismos são capazes de traçar o perfil do usuário, direcionando assim, propagandas políticas para grupos específicos, bem como as famigeradas fake news. Tais ações, vêm configurando uma potente ferramenta de controle social, influenciando diretamente em resultados de processos sociais, visto que os usuários, muitas vezes são incapazes de perceber essa ação, já que as informações que chegam até esses indivíduos, são compatíveis com suas convicções políticas, fobias, preconceitos entre outros traços psicosociais. Um exemplo claro desse quadro, foi percebido nas eleições presidenciais americanas, cujo resultado teve influência direta de informações divulgadas no site wiki leaks.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (213.4 Kb)   docx (68.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com