O que é filosofia
Por: williansbruno30 • 2/4/2016 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Filosofia o que é?
A palavra filosofia é grega[1]. É composta por duas outras: philo e sophia. Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. Sophia quer dizer sabedoria e dela vem a palavra sophos, sábio.
Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra filosofia. Segundo Pitágoras, a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
A Filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformações, da origem e causas das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego. Por meio da Filosofia, os gregos instituíram para o Ocidente europeu as bases e os princípios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, política, técnica, arte.
A Filosofia surge, portanto, quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
Resumo para Prova
O que é?
[pic 1]
Filosofia – Sentido amplo é a filosofia como um saber relevante.
Um saber de direção. É relevante embora não seja diretamente útil.
A Filosofia procura justificativas racionais e universais para as coisas, em grande parte. Mas aborda as ciências, os valores, pesquisa as origens e o que pode ser válido no pensamento humano, avança para diversas áreas.
Filosofia mãe das ciências, ela vem antes de todas as ciências. Não existia ciências.
Na ciência o homem consegui produzir provas daquilo que se fala.
A filosofia fica no campo teórico, no campo das ideias.
Filosofia, é a busca racional do sentido das coisas que nos espanta.
- Por exemplo: o nascimento das plantas, das árvores, pode nos espantar.
A filosofia é a ciência do resíduo.
A filosofia hoje explica aquilo que as outras ciências não são capazes de explicar.
Ciência é a busca racional do sentido, a ciência trabalha com métodos científicos.
Os três níveis dos conhecimentos:
Senso comum: é o saber vulgar, transmitido de geração em geração com conhecimento assistemático. É o saber popular.
Conhecimento cientifico: é a busca do conhecimento sistemático segundo o mundo, pelo método cientifico, consistente na elaboração de conjecturas e refutações.
...