ORIENTAÇÃO DAS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO (PI)
Por: Fhelipe Tornelly • 18/4/2020 • Artigo • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 239 Visualizações
ANEXO 2
ORIENTAÇÃO DAS ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO
PROJETO DE INTERVENÇÃO (PI)
Esta orientação objetiva nortear a elaboração do Projeto de Intervenção (PI), esse projeto nasce das indagações que o estagiário levanta no espaço da escola, pois por meio das observações e da semirregência verifica-se a oportunidade em construir uma consistente proposta de intervenção tendo como objetivo a resolução de problemas detectados pelo o estagiário e que em parceria com o professor regente poderá elaborar uma proposta de regência baseada nesse propósito.
Projeto de Intervenção deverá ser um trabalho original e elaborado a partir de uma pesquisa diagnóstica realizada pelo(a) cursista no âmbito da escola, seu desenvolvimento conta com os seguintes passos:
1º) diagnóstico feito em uma escola de uma situação-problema que requeira uma intervenção (esse diagnóstico pode ser realizado por meio de observação ou por necessidade exposta pelos gestores, coordenação pedagógica ou professores etc.);
2º) elaboração de um projeto de intervenção para solução do problema detectado (apêndice I);
3º) aplicação do projeto.
ROTEIRO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
A) RESUMO
O resumo deve ser justificado, sem parágrafo, entrelinhas simples. Deve conter frases objetivas que indiquem ao leitor as principais informações do seu trabalho. Não pode conter citações e nem bibliografia. Organize seu resumo da seguinte maneira: introdução, situação-problema, justificativa, objetivos, metodologia e resultados esperados. O resumo deve ter entre 150 e 200 palavras.
B) PALAVRAS-CHAVE: Selecione três palavras e separe os termos com (;) começando cada um com letra maiúscula.
C) SUMÁRIO
1 Introdução
2 Problema
3 Público Alvo
4 Justificativa
5 Objetivos:
5.1 Geral
5.2 Específicos
6 Revisão de Literatura
7 Metodologia
8 Cronograma
9 Recursos necessários
10 Resultados esperados
Referências bibliográficas
1. INTRODUÇÃO
É importante apontar a vinculação deste trabalho especificando que é uma construção de TCC realizado como requisito obrigatório da pós-graduação lato sensu. Em seguida ressaltar a motivação (DESCREVER A MOTIVAÇÃO) para a escolha do objeto da intervenção, evitando a autovalidação, ou seja, focar em si mesmo e em sua biografia.
A introdução é uma síntese de todo o trabalho, nele precisa ser apresentado o problema, os objetivos, a metodologia, o referencial teórico utilizado e os resultados esperados.
2. PROBLEMA
O problema é a questão que se buscará resolver por meio do PI.
Conforme Gil (2002), um problema deve ser:
a) Claro e preciso - todos os conceitos e termos usados em sua enunciação não podem causar ambiguidades ou dúvidas;
b) Empírico – ou seja, observável na realidade social do seu contexto de atuação, através de técnicas e métodos apropriados;
c) Delimitado – delimitar o problema é ter garantia mínima da operacionalização para a resolução do problema;
d) Passível de solução – é necessário que haja uma maneira de produzir uma solução para o problema dentro de critérios metodológicos e de cientificidade, mas antes de tudo ter domínio da tecnologia adequada à sua solução.
O problema do PI deve ser passível de intervenção local e estar relacionado à educação básica. A educação básica em todas as suas modalidades conta com documentos que poderão nortear o estudante na definição do seu problema, aliando esses referenciais às necessidades da escola em que se efetivará a intervenção. Exemplo: PCNs da Educação Infantil e do Ensino Médio (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf), Diretrizes Curriculares para Educação Básica (http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file ), o BNCC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base ) entre outros.
Uma pergunta chave para a formulação de um problema é:
EM QUE INTERVIR?
3 PÚBLICO-ALVO
Ao definir seu problema é importante ter em vista quem é o seu público-alvo. O público-alvo são os sujeitos com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses etc.), ao qual o estudante direcionará sua intervenção. Nesse caso é preciso explicitar se a ação pedagógica proposta para a intervenção irá ser direcionada a toda a escola, ou aos alunos, ou aos gestores, ou aos professores, ou ao serviço pedagógico, ou aos pais, ou a comunidade escolar como um todo, ou aos funcionários administrativos e de manutenção etc.
Uma pergunta chave para a formulação de um problema é: EM QUEM INTERVIR?
4 JUSTIFICATIVA
A justificativa é a identificação dos fatores que determinaram a escolha do problema a ser efetivado com a aplicação do PI. Nesta seção caberá mostrar a importância e a relevância do PI, buscando indicar as vantagens e os benefícios que a intervenção poderá proporcionar. Em outras palavras, você deve explicar a importância de intervir no problema, no espaço escolar ou comunitário e com o público-alvo escolhido.
Uma pergunta chave para a formulação de uma justificativa é: POR QUE INTERVIR?
5. OBJETIVOS (Anexo 3 – lista de objetivos)
5.1 Geral
O objetivo geral é a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta. Constitui a ação que conduzirá ao tratamento da questão indicada no problema.
A pergunta chave para a formulação dos objetivos é: PARA QUE INTERVIR?
5.2 Específico
Os objetivos específicos relacionam-se com o objetivo geral. São quesitos que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcançado, ou seja, somados, os objetivos específicos conduzirão ao objetivo geral.
...