Os Aspectos da TGE
Por: cleiabvieira • 28/3/2021 • Trabalho acadêmico • 467 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1]
NOME: REBECA VIEIRA DO AMARAL
TÍTULO: ASPECTOS GERAIS DA TGE E SUAS ÁREAS DE RELAÇÃO
LOCAL: VITÓRIA DA CONQUISTA-BA
15 de fevereiro – 15h00: Aspectos gerais da TGE e suas áreas de relação – 1° semestre
Rebeca Vieira do AMARAL
Objetivos
Os objetivos atingidos com essa aula foram compreender a ciência política enquanto disciplina autônoma, seu objeto de estudo e suas relações com a sociedade. Ademais, outro objetivo alcançado foi o estudo sobre o que seria o Estado.
Revisão teórica
Nessa aula foram analisados os aspectos de surgimento da ciência política e a concepção de Estado pela história. Assim, percebe-se que desde Aristóteles o ser humano busca conceituar e estudar a política e a estrutura do Estado. Para Aristóteles, a política era percebida como o conjunto das manifestações humanas, ou seja, o homem atua como animal político porque faz parte de sua constituição enquanto ser racional. Além disso, durante os estudos, buscou-se a compreensão da ciência política enquanto disciplina autônoma, mas que se relaciona com diversos outros setores sociais, como história, psicologia, economia e direito constitucional. Dessa forma, sendo a ciência política bastante ampla, ela possui zonas de convergência com outras disciplinas, mas sua totalidade surge da percepção de Estado, poder e relações sociais.
Conclusões finais
Conclui-se, então, que a ciência política possui como objeto de estudo o Estado relacionado ao poder. Assim, esse poder é percebido a partir da capacidade do indivíduo ou do grupo social de impor sua vontade e ser reconhecido como possuidor de tal atributo. Dessa forma, o Estado e a política estão ligados a diversos setores sociais, como história, economia e psicologia, como afirma Xifra Heras, “a ciência política opera com material humano e os fundamentos do poder e da obediência são de natureza psicológica”. Além disso, é evidente que tanto a teoria geral do Estado quanto a ciência política estão ligados ao Direito Constitucional, uma vez que o melhor desempenho das instituições políticas está diretamente ligado a estabilidade do meio político e social que o país apresenta. Diante disso, o Estado possui uma face jurídica que estabelece o que é Constituição e suas acepções, fator de origem para o Direito Constitucional.
Referências bibliográficas
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. São Paulo: Malheiros Editores, 2016.
REALE, Miguel. Direito e Teoria do Estado. Disponível em: file:///C:/Users/PC/Downloads/66181-Texto%20do%20artigo-87566-1-10-20131125.pdf. Acesso em: 08/02/2021.
...